Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Conselho Diretivo da Flam se reúne em São Paulo

Crédito: Alexandre Boiczar

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, participou, nesta segunda-feira (5), em São Paulo (SP), de encontro com magistrados do Conselho Diretivo da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam), presidida pelo desembargador Walter Barone, também secretário-adjunto de Relações Internacionais da AMB. Eles estão no Brasil para a reunião de trabalho da entidade, onde serão discutidos assuntos internos e relações estratégicas internacionais.

O encontro na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) contou ainda com as presenças dos presidentes, Fernando Bartoletti e Paulo Penteado, da Apamagis e da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), respectivamente, e da desembargadora Márcia Barone,  do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Na reunião, foram debatidos, entre outros temas internos, assuntos de interesse da Magistratura, em especial a questão do uso das redes sociais por juízes dos respectivos países e sua eventual regulamentação. Definiram também regulamento de um concurso de artigos jurídicos para associados, bem como tratativas para formação de grupos de estudos com representantes de cada país.

Para o secretário-geral da Flam, Geraldo Dutra, que também é secretário de Relações Internacionais da AMB, o Brasil tem uma representação significativa na Flam e a celebração de intercâmbios judiciais são fundamentais. “Temos uma relação profícua, e conseguimos por meio dos encontros obter um panorama da situação do Judiciário brasileiro e de outros países”, disse.

Da diretoria da Flam estavam o 1º vice-presidente, Ángel Cohene (Paraguai); a 1ª vogal Elka Reyes (República Dominicana; a 2ª vogal María Lilia Díaz (Argentina); o 3º vogal, Alejandro Vera (Chile), e o secretário administrativo Alejandro Nobili (Argentina).

Os magistrados visitaram, também, o prédio histórico do Palácio da Justiça, sede do TJSP, onde foram recebidos pelo desembargador Artur Marques, vice-presidente da Corte em exercício na presidência. O desembargador apresentou aos visitantes a estrutura e explicou o funcionamento do Poder Judiciário paulista e brasileiro. Nesta terça-feira (6), a programação conta com reunião de trabalho e visitas ao museu do TJSP e ao Tribunal de Justiça Eleitoral.

Campanhas e Eventos