8ª edição do Encontro Nacional dos Juízes Estaduais ocorrerá em novembro em São Paulo

A Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Juízes Estaduais (Enaje) reuniu-se nesta quarta-feira (7) para retomar os preparativos da 8ª edição, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024.

De acordo com a Coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Ribeiro Mateus, a reunião de hoje deu início ao desenho organizacional e programático do evento, que discutirá os desafios da missão jurisdicional a partir das realidades dos Tribunais brasileiros.

“O que o evento procura é que o Magistrado se veja dentro dele. A gente quer discutir questões relativas ao Juiz que está atendendo os advogados, atendendo às partes e está com as suas prerrogativas sempre em discussão no Congresso. Queremos que esse Juiz tenha um espaço para discutir as questões que o angustiam no dia a dia e de que forma a gente pode preservar o caráter nacional e altivo da Magistratura”, afirmou a Juíza Vanessa Mateus, que também é Coordenadora da comissão organizadora do Enaje.

São esperados mais de mil participantes neste que é considerado o maior encontro da Magistratura estadual. Durante os três dias de programação, serão realizadas mesas de debates, painéis e palestras com grandes nomes do Poder Judiciário, do Direito e da sociedade civil.

“O Enaje apresenta uma densa programação científica e promove discussões fundamentais para aprimorar a Magistratura e as ações institucionais”, afirmou o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.

Desta vez, o evento será realizado em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), presidida pelo Juiz Thiago Massad. A última edição do Enaje ocorreu em 2019, em Foz do Iguaçu (PR).

O próximo encontro será uma oportunidade de celebrar as conquistas dos últimos anos e retomar esse importante fórum de debates de aprimoramento do Poder Judiciário, principalmente da Magistratura estadual, a qual representa grande parte do volume de trabalho do Judiciário brasileiro. “A Magistratura está cada vez mais nos holofotes e o Enaje é uma oportunidade ímpar para discutirmos o papel dos Juízes na sociedade brasileira e o futuro da carreira”, disse o Presidente da AMB.

Gostou? Então compartilhe!