O encontro será realizado dia 31 de agosto, às 18h30, com a professora Fabiana Tavares

A vida pelos olhos de um menino árabe, órfão, criado junto com outras sete crianças por uma ex-prostituta, em Paris. O preconceito, o amor, a vida e a morte pela perspectiva de uma criança que não pôde vivenciar a sua infância, mas que busca o melhor jeito possível de fazê-lo. Esse é o enredo da obra “A Vida Pela Frente”, um dos romances mais vendidos do século XX, assinado por Émile Ajar, pseudônimo do escritor francês Romain Gary e que será debatida neste mês, no Clube de Leitura da AMB.

O encontro ocorrerá no dia 31 de agosto, às 18h30, através da plataforma Zoom, com uma palestra da professora Fabiana Tavares, formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), e mediação da Juíza de Direito Renata Manzini.

O Clube de Leitura

Criado há mais de um ano como uma oportunidade de confraternização e estudo durante o período pandêmico, o Clube iniciou buscando ampliar o contato da magistratura com a cultura literária, mas se estendeu por ter conquistado um lugar de relevância na vida dos inscritos, transformando seus hábitos de leitura.

“O Clube de Leitura mudou a minha vida, tem me feito ler todos os meses pelo menos um livro, essa importância de fomentar o desejo, a busca pelo conhecimento e pela leitura. São obras muito boas que têm sido escolhidas, com debatedores de altíssimo nível que têm contribuído para abrilhantar esse grupo”, disse o Juiz do TRT da 13ª Região Alexandre Roque, durante a última reunião do Clube, no dia 27 de julho.

Sobre a Palestrante

Fabiana Tavares é formada em Letras - Bacharelado em francês, em português e em inglês pela Universidade de São Paulo (USP) e possui Licenciatura plena nas três carreiras. Também pela USP cursou especialização de longa duração em “Tradução de Francês”, bem como desenvolveu e defendeu mestrado e doutorado em Literatura, ambos recomendados para publicação. Sua experiência a direcionou por caminhos de ensino de Literaturas e de Línguas, especialmente de produção escrita. Com experiência também corporativa, sua trajetória profissional a levou a visitar outros países e a desenvolver habilidades de gerenciamento e comunicação. Atualmente, é docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde ministra aulas de Literaturas na subárea de Inglês. Exerce, com igual comprometimento, a profissão pedagógica – e, por isso, formativa – de correção e orientação de redações para alunos do ensino médio no Colégio Bandeirantes. Assim, ao lidar com um público adolescente, promove complementação aos interesses e à pesquisa que desenvolve em Literatura Infantil e Juvenil, em especial às experiências de romance de formação.

Serviço:

Livro: “A Vida Pela Frente”, Romain Gary
Data: 31 de agosto
Horário: 18h30
Palestrante: Professora de Língua Inglesa da USP, Fabiana Tavares
Mediadora: Juíza Renata Manzini
Plataforma: Zoom
Inscrições pelo e-mail: clubedeleitura@amb.com.br

Gostou? Então compartilhe!