Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Claudia Fanucchi toma posse como desembargadora no TJSP

Crédito: Alexandre Boiczar

A magistrada Claudia Lucia Fonseca Fanucchi tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), em cerimônia realizada na última segunda-feira (12). A solenidade que lotou o histórico Salão do Júri do Palácio da Justiça, contou com a presença, dentre as autoridades, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli. A AMB esteve representada pelo 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Cláudio Levada.

Oradora em nome do TJSP, a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani falou sobre a trajetória da empossada que ingressou na Magistratura em 1990. “Entre outras qualidades, ela soube aliar a preocupação com o outro ao senso de Justiça”, destacou.

Filha do desembargador Nelson Fonseca, que já ocupou a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a desembargadora Claudia Fanucchi agradeceu à família e aos colegas pelo apoio ao longo da jornada. “Ao assumir a Magistratura, há quase 30 anos, fiz o juramento de cumprir e de fazer cumprir as leis e julgar de acordo com a minha consciência. Renovo-o nesta oportunidade, ratificando minha missão de fazê-lo com independência e coragem, engajamento ético e moral e, sobretudo, respeito a todo e qualquer cidadão, destinatário final dos serviços judiciários”, disse a nova desembargadora, que também homenageou o desembargador Antonio José Silveira Paulilo, aposentado recentemente, a quem sucedeu.

Ao fazer uso da palavra, o ministro Dias Toffoli declarou que prestigiava a solenidade por dois motivos: pela importância do Tribunal bandeirante no cenário nacional e porque acompanhou de perto, quando no TSE, o trabalho da empossada. O ministro foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à época em que a desembargadora integrava os quadros do TRE-SP. “Vossa Excelência é uma magistrada talhada para o fim judicante”, disse Dias Toffoli.

O presidente do TJSP, desembargador Manoel Pereira Calças, enalteceu o trabalho da desembargadora, elogiou sua família e manifestou saudade do desembargador Nelson Fonseca, com quem trabalhou.

Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, representando o governador; os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, Artur Marques da Silva Filho (vice-presidente) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor-geral da Justiça), o presidente e o vice-presidente corregedor do TRE-SP Carlos Eduardo Cauduro Padin e Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, respectivamente; a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP); o conselheiro do CNJ Henrique Ávila, entre outras autoridades.

*Com informações da Comunicação Social do TJSP

Campanhas e Eventos