Carregando...

AMBBotão Menu

“O Judiciário brasileiro é exemplo no mundo inteiro”, diz Renata Gil ao C.B Poder

CB.Poder

Em entrevista ao vivo, pelo Youtube do programa CB.Poder, nesta terça-feira (23), a presidente da AMB, Renata Gil, falou sobre o exemplo que o Judiciário tem sido em relação a outros países, especialmente em questões relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, combate à Covid-19, adaptação ao teletrabalho e acesso pela população. A conversa com o jornalista Vicente Nunes pode ser vista neste link.

“Nenhum país do mundo foi capaz de implementar uma política pública relevante no combate à violência contra a mulher durante a pandemia”, declarou, referindo-se à recém-lançada campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica (https://www.amb.com.br/sinalvermelho), idealizada pela AMB em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nós notamos que os crimes contra as mulheres recrudesceram neste período de pandemia, e alguma ação importante era necessária”, concluiu a magistrada.

Questionada sobre possíveis soluções para lidar com a sobrecarga de ações no período pós-pandemia, Renata Gil foi taxativa: “uma das nossas saídas é o sistema multiportas. Já temos em relação à conciliação, mediação, negociação e arbitragem, mas agora precisamos incentivar a criação núcleos específicos de conciliação”, disse. De acordo com ela, haverá uma espécie de “tsunami” de ações, tendo em vista a demanda reprimida após este momento.

“O Judiciário brasileiro é exemplo no mundo inteiro, quanto ao enfrentamento à pandemia e, também, nas ações judiciais”, frisou. “É o que tem o maior acesso no mundo, e digo isso porque a nossa Constituição prevê um amplo acesso à Justiça”, acrescentou a magistrada. Segundo ela, essa é uma característica decorrente da alta produtividade e dos baixos custos para a sociedade. “São decisões que priorizam o ser humano e que salvam vidas.”

Durante a transmissão, a presidente da AMB ainda abordou temas como as leis temporárias (medidas emergenciais diante da crise provocada pelo Coronavírus), ataques à independência do Judiciário, a confiabilidade que a magistratura desperta na sociedade, teletrabalho e produtividade.

O CB.Poder é uma realização conjunta do Correio Braziliense e da TV Brasília/RedeTV.

Entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=tNl-clSFfJk

Campanhas e Eventos