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Campanha Sinal Vermelho: Um mês de mobilização e engajamento da sociedade

Em um mês de atividade, a campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica mobilizou várias entidades, públicas e privadas, e a sociedade civil. Em todo o País, a ação já conta com a participação de mais de 10 mil farmácias.

A iniciativa da AMB e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) busca incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente do estabelecimento, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. Para difundir a campanha, os organizadores contam com o apoio de 19 instituições.

Para a presidente da AMB, Renata Gil, o principal legado da campanha será o fortalecimento do sistema brasileiro de combate a esse tipo de crime. De acordo com a magistrada, a ação vai fazer a rede de proteção funcionar efetivamente. “Estamos defendendo a vida, a dignidade e a liberdade das mulheres”, afirmou.

A coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva, avaliou que o “pleno êxito” da campanha humanitária é reconhecido por todos. “Muitas mulheres já foram atendidas, estamos salvando vidas, e isso nos preenche de alegria e satisfação, além de fortalecer nosso empenho para seguirmos adiante”.

O Governo Federal, polícias militares e civis, Ministério Público e secretarias de Segurança estaduais estão engajados. Recentemente, o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) foi pioneiro ao realizar o webinário estadual de adesão à campanha. As associações filiadas à AMB e os Tribunais de Justiça (TJs) estão atuando firmemente em seus estados na divulgação.

O Legislativo também está contribuindo. Em evento virtual realizado no dia 2 de julho, a bancada feminina da Câmara dos Deputados aderiu à ação. As 77 parlamentares do grupo e a Secretaria da Mulher da casa legislativa vão fomentar a articulação com o poder público local.

Redes sociais
Na soma das publicações feitas pela campanha no Facebook (@campanhasinalvermelho), no Instagram (@campanhasinalvermelho) e no Twitter (@sinalvermelho), e as dos internautas, já são cinco milhões de pessoas alcançadas. Mais de 20 mil fotos foram postadas no Instagram com a hashtag #sinalvermelho. No dia 7 de julho, foi lançado um filtro no Instagram especialmente desenvolvido para campanha. A ferramenta já foi mostrada para 63 mil pessoas e usada mais de 1,5 mil vezes.

Confira aqui o site da campanha Sinal Vermelho.

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