Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Augusto Cury convida magistrados do Enaje a refletirem sobre inteligência emocional

No último dia do VII Encontro Nacional da Justiça Estadual (Enaje), neste sábado (25), os participantes foram convidados a uma reflexão sobre inteligência emocional, com uma palestra do médico, professor e escritor, Augusto Cury.

O painel que trata desse tema foi presidido por Daldice Santana, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Hoje o doutor Augusto Cury nos apresenta uma palestra que, na minha opinião, faz um paralelo com a de ontem, “Inteligência Artificial”, que nos mostrou como lidar com as informações. Agora, vamos aprender a lidar com as emoções e as formas de exercer maior domínio da nossa mente”, adiantou a conselheira.

“A mente precisa de gestão. Sem gestão da emoção a nossa mente, que é um veículo extremamente complexo e se não houver, ela perde sua dirigibilidade”, alertou o professor. “Tente ser um executivo para preservar a única empresa que não pode falir: a mente humana”, complementou, ao falar sobre os males da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Segundo ele, o problema é cada vez mais comum e tende a causar dificuldades de concentração e atenção, insônia e irritabilidade constante, além de suas consequências, como baixa produtividade e prejuízo às relações interpessoais.

“Embora vocês tenham uma profissão vital para a funcionalidade da sociedade civil, sua profissão é uma das que mais têm riscos para o esgotamento cerebral, o número de processos e as pressões. Por isso, se você estiver estressado, ansioso, você é normal”, provocou o público.

Durante sua apresentação, o escritor propôs exercícios ao público. “Vamos fazer um teste da Síndrome do Pensamento Acelerado. Relaxem suas pernas e braços, respirem profundamente e eu também gostaria que sorrissem para a pessoa que está ao seu lado”, pediu, reforçando a importância da leveza no tratamento entre as pessoas em seus ambientes de trabalho e em sociedade. “Elogiem seus parceiros três vezes ao dia, agradeça pela sua existência”, aconselhou.

Augusto Cury também falou sobre a parceria com a AMB e outras entidades, que estão atentas ao bem-estar de seus associados. “A Associação é uma das embaixadoras do primeiro programa mundial de gestão da emoção para a prevenção de suicídios e transtornos emocionais, chamado Você é Insubstituível”, frisou. Segundo o escritor, o magistrado interessado em conhecer a iniciativa, pode acessar www.voceeinsubstituivel.com.br e fazer parte.

Ao final do painel, o palestrante recebeu, da AMB, um certificado de participação na sétima edição do Enaje.

Augusto Cury
É autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos, e conhecido por ser o psiquiatra da atualidade mais lido no mundo. Também é o idealizador do programa Escola da Inteligência, que ensina educação socioemocional para mais de 300 mil alunos, entre crianças e adolescentes.

VII Enaje
Esta edição do Enaje é realizada pela AMB, em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). O evento ocorre até esse sábado (26), em Foz do Iguaçu (PR), e tem como tema “A Magistratura na sociedade brasileira – entre o real e o ideal”, a ser abordado durante painéis e palestras de grandes nomes do Poder Judiciário, do Direito e da sociedade civil.

Leia matérias relacionadas
Enaje discute a aplicação da inteligência artificial no Poder Judiciário
Augusto Cury falará sobre inteligência emocional no VII Enaje
Presidente interino prestigia palestra de Augusto Cury para servidores do STF
AMB apoia realização do 1º Seminário sobre atenção à saúde de magistrados e servidores do Judiciário
Augusto Cury disponibiliza curso a filiados da AMB

Campanhas e Eventos