Carregando...

AMBBotão Menu

Atuação da AMB é elogiada durante cerimônia de posse do Consepre

“A presidente da AMB, Renata Gil, é uma grande liderança nacional, atuante e extremamente exitosa nas missões relevantes em prol da defesa da magistratura brasileira”, afirmou o desembargador Voltaire de Lima

 

Foi realizada, nesta segunda-feira (10), a cerimônia de posse da Cúpula Diretiva do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba- PR. Durante a cerimônia, a atuação da AMB foi elogiada por autoridades.

O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Codepre), desembargador Fernando Cerqueira, que também preside o Tribunal de Justiça de Pernambuco, falou sobre a importância da união entre os TJs e as entidades que trabalham em prol da magistratura. “Em 2021, os Tribunais, especialmente o Colégio de presidentes, o Conselho de Tribunais e a AMB, por meio da presidente Renata Gil, trabalharam de mãos dadas e com objetivo único de dar a dignidade necessária que precisamos para fazer prestação jurisdicional à altura do povo brasileiro”, destacou.

O agora ex-presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes, que também presidente o TJ-RS, destacou a atuação dele à frente do Consepre e elogiou Renata Gil, ao citar webinário que contou com a participação da presidente da AMB. “Rendo aqui as nossas homenagens à presidente da AMB, Renata Gil, por ter sido grande liderança nacional, atuante e extremamente exitosa nas missões relevantes em prol da defesa da magistratura brasileira”, ressaltou.

Nova diretoria

O novo presidente do Consepre é o desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do TJ-PR. Também foram empossados o desembargador Henrique Figueira, que preside o TJ-RJ, como vice presidente do Conselho; o desembargador Edson Ulisses, presidente do TJ-SE, que será o secretário de relacionamento institucional; e a desembargadora Waldirene Cordeiro, presidente do TJ-AC, que será a secretária de cultura do Conselho.

União da magistratura

Durante o evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli enalteceu a importância de que toda a magistratura siga em unidade em prol do mesmo objetivo e destacou os esforços do judiciário brasileiro para manter a qualidade da prestação jurisdicional durante a pandemia. “Não deixamos de funcionar um momento sequer e, pelo contrário, aumentamos a produtividade e a eficácia, com o aumento do número de decisões mesmo em momento tão difícil. Tivemos a atuação reconhecida pela sociedade brasileira. Nós temos que seguir trabalhando por uma magistratura unida, em defesa da democracia, do jurisdicionado e do país”, enfatizou.

Além da presidente da AMB, Renata Gil, e do ministro Dias Toffoli (STF), estiveram presentes outras autoridades, como o ministro Sérgio Kukina (STJ); o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener; além de parlamentares, políticos e de presidentes dos Tribunais de Justiça.

Presidência do Consepre

No evento de posse, o novo presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador José Laurindo de Souza Netto, recebeu boas-vindas e elogios das autoridades presentes. O magistrado agradeceu a receptividade e falou sobre as pretensões dele à frente do Consepre.

“Precisamos estar cada vez mais preparados para prestar serviço de qualidade. Vale ressaltar que estamos entre juízes mais produtivos do mundo. Na minha gestão, entendo como necessária a luta pela autonomia administrativa e financeira dos Tribunais e para que as políticas públicas do CNJ sejam construídas juntamente com este Conselho, valorizando nossa experiência administrativa”, destacou.

Agenda em Curitiba

Após a participação na cerimônia, Renata Gil também teve importantes encontros na capital paranaense. A presidente da AMB foi homenageada com a comenda da escola judiciária do Piauí, pelo desembargador Edvaldo Pereira de Moura, vice-presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí.

Renata Gil também se encontrou com a ex-governadora do Paraná e presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti. No encontro, as autoridades trataram da possibilidade de internacionalização da Campanha Sinal Vermelho na Itália.


 

Carlos Ribeiro (Ascom)

ASSOCIADO