AMB recebe Presidente do TJ-PR em encontro sobre gestão judiciária
Na reunião, o Presidente da AMB abordou as recentes conquistas da Magistratura e traçou cenário favorável em 2024 para pautas de reestruturação da carreira
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) recebeu em sua sede, em Brasília, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. O encontro institucional tratou de aprimoramentos da prestação jurisdicional e de assuntos de interesse da Magistratura paranaense.
O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, ressaltou as conquistas da atual gestão da entidade e seus reflexos para a jurisdição.
O Magistrado destacou, também, as perspectivas de aprovação de importantes proposições de defesa da Magistratura que tramitam no Legislativo e no Judiciário federal, a partir da atuação da AMB. Um dos exemplos é a Proposta de Emenda Constitucional nº 10/20203 que trata da reestruturação da carreira e integra a pauta de prioridades do Senado para este semestre.
“Temos feito um trabalho de diálogo institucional permanente com os dirigentes dos Poderes em Brasília e essa interlocução tem gerado bons resultados. Com isso, estamos otimistas e aguardamos para os próximos meses a aprovação de importantes projetos para reestruturação da carreira, em um benefício direto para a Magistratura em todo o país, incluindo a paranaense”, comentou.
Na conversa, Frederico Mendes Júnior falou também sobre atuação do Desembargador à frente do TJ-PR. "A gestão de Tomasi Keppen noTribunal de Justiça Paranaense tem sido marcada pela eficiência e pela adoção de tecnologias que ampliam o acesso da população aos serviços da Justiça. São iniciativas que a AMB apoia e incentiva", disse.
O Presidente do TJ-PR abordou temas relacionados aos desafios da Magistratura do Paraná e à prestação jurisdicional e agradeceu a recepção que teve na entidade nacional.
“Quero expressar o meu agradecimento ao Presidente Frederico Mendes Júnior pela acolhida que tive na AMB, oportunidade em que discutimos assuntos do interesse da Magistratura paranaense e brasileira, na companhia de Diretores da nossa entidade nacional e do Presidente da Amapar, o colega Marcel Ferreira dos Santos.”
O Secretário da AMB e Presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos, se colocou à disposição do Dirigente do TJ-PR na interlocução com a Magistratura paranaense e na defesa de seus interesses específicos. O Juiz assumiu a condução da Amapar no início deste ano com a diretriz de reforçar as bases do associativismo.
“Reitero que a nossa gestão será inclusiva, plural e de escuta ativa às demandas dos Magistrados paranaenses e a partir de um amplo diálogo com o nosso Tribunal de Justiça do Paraná”, afirmou.
Participaram do encontro a Vice-Presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques; o Secretário-Geral, Adriano Seduvim; a Coordenadora da Justiça Estadual, Vanessa Mateus; o Diretor de Assuntos Legislativos, Leonardo Trigueiro; o Diretor-Adjunto de Segurança da Região Nordeste, Fábio Ferrário; o Vice-Diretor do CPJ, Clayton Maranhão; o Secretário-Adjunto da Secretaria de Relações Internacionais da AMB, Walter Barone; o Conselheiro do CNMP e ex-Presidente da AMB, Jayme de Oliveira; o Diretor-Geral da Escola Judicial do Paraná, Ramon Nogueira; e o Diretor Legislativo da Amapar, Marcelo Bertasso.