Encontro fez parte da agenda conjunta da AMB e do Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, pela 6ª edição do Diálogos da Magistratura

A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou uma visita institucional ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ao Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região para discutir temas urgentes do associativismo e do Poder Judiciário.

A agenda também marcou o reencontro da Diretoria da entidade com os Magistrados gaúchos depois das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. O Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, citou a resiliência da população e dos Juízes do estado frente à tragédia.

“Ainda há muito o que fazer, mas a força da população foi um exemplo para todo o Brasil. O Judiciário agiu para proteger os direitos dos gaúchos e a Magistratura de todo o Brasil se uniu em solidariedade aos Juízes do estado, que também sofreram os impactos das enchentes. Precisamos ir além das expressões de solidariedade e focar em medidas preventivas para evitar futuras tragédias. A AMB reitera que está à disposição para garantir o suporte que ainda for necessário para a superação deste período conturbado. Contem conosco”, disse o Magistrado.

A visita ao Tribunal de Justiça foi acompanhada pelo Presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), Cristiano Vilhalba Flores.

O Desembargador Cláudio Martinewski, ex-presidente da Ajuris e vice-presidente Institucional da AMB, e o Desembargador Fernando Quadros, presidente do TRF-4, também participaram dos encontros.

Depois das enchentes, a Ajuris realizou uma grande campanha que mobilizou a Magistratura brasileira nos esforços para recuperação do estado. A campanha arrecadou cerca de R$1,44 milhão proveniente de 2.570 doadores, entre associados, empresas, entidades e pessoas físicas de todo o Brasil.

Entre as últimas ações, está a recuperação de 27 escolas municipais e estaduais que foram duramente atingidas pelas cheias de maio.

As instituições foram selecionadas com base em dados da Secretaria Estadual de Educação que mostraram quais as cidades que foram mais impactadas em sua rede escolar.

Diálogos da Magistratura

O encontro na manhã desta sexta-feira (16) fez parte da agenda conjunta do Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que visitou o estado para a sexta reunião do programa Diálogos da Magistratura, realizado pela AMB, CNJ e STF.

Antes do evento, o Ministro apresentou uma palestra para estudantes do Ensino Médio da Escola General Flores da Cunha, em Porto Alegre, e assinou um termo de cooperação técnica entre o STF e o TRT-4.

Na conversa com os alunos, o Presidente do Supremo defendeu as fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar, para combater os efeitos das mudanças climáticas. “Estamos diante das consequências da ação humana em todo o planeta, produzindo o aquecimento global. O que vimos no Rio Grande do Sul é que os direitos das gerações atuais já estão sendo afetados.”

Gostou? Então compartilhe!