Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB prestigia abertura do II Fórum Nacional das Corregedorias

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, participou da mesa de abertura do II Fórum Nacional de Corregedores (Fonacor), realizado na manhã desta quarta-feira (9), na sede do Conselho de Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF). O evento promove a discussão e a apresentação de soluções e projetos para o enfrentamento dos desafios dos Corregedores federais, eleitorais, trabalhistas, militares e estaduais ante a realidade do Judiciário atual.

Em seu pronunciamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, pontuou as metas do evento. “Nesta segunda edição do Fonacor, os debates serão voltados para a construção de metas e estratégias acerca da temática PJeCor, inspeções extrajudiciais, procedimento disciplinares, com objetivo de estimular a adoção do processo judicial eletrônico no âmbito administrativo, nos procedimentos em desfavor de magistrados e servidores, de envidar esforços para conclusão de procedimentos disciplinares, sindicâncias e processos investigatórios de competências das corregedorias em razoável prazo de 60 dias”, disse.

Em seguida, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, parabenizou o trabalho da Corregedoria Nacional de Justiça pela iniciativa do evento. “A corregedoria exerce um papel fundamental no planejamento da Justiça brasileira”, frisou.

Por sua vez, o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, deu as boas-vindas aos participantes do evento que lotaram a sede do CJF. “É uma alegria verificar que representantes de todos os tribunais dos diversos segmentos da Justiça estadual, federal, trabalhista, eleitoral e militar atenderam nosso convite. Mais de 90 corregedores de todo o País estão presentes neste evento, onde serão discutidos todos os temas que impactam as Corregedorias locais”.

Também compuseram a mesa de abertura o procurador-geral da República, Augusto Aras; o representante da OAB, Felipe Sarmento; o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes; e os corregedores gerais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira Noberto, e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho de Omena Souza.

Pela AMB, também prestigiaram o evento a vice-presidente de Direitos Humanos e presidente da Asmeto, Julianne Marques; o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM/AMB), Sérgio Ricardo de Souza, e os presidentes das associações filiadas Elayne Cantuária (Amaap), Renata Gil (Amaerj) e Ney Alcântara (Almagis).

Campanhas e Eventos