Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB participa de Reunião Anual da IAJ-UIM no Cazaquistão

A AMB participa da 62ª Reunião Anual da União Internacional de Magistrados (UIM), realizada na cidade de Nur-Sultan (antiga Astana), no Cazaquistão. No evento, que reúne centenas de magistrados de todo o mundo, a entidade é representada pelo diretor-adjunto de Relações Internacionais da AMB, Walter Barone, também presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam).

A delegação brasileira conta, ainda, com a participação da diretora-adjunta de Relações Internacionais da AMB, Flávia da Costa Viana, também presidente da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP); o juiz do Trabalho Paulo Dornelles e a desembargadora Márcia Barone, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O presidente do grupo Ibero-Americano (IBA) e vice-presidente da UIM, o juiz pernambucano Rafael de Menezes, ocupa o cargo na instituição em nome da AMB, sendo mais um representante da entidade nacional na Reunião Anual.

As discussões tiveram início no domingo (15) e vão até esta quinta-feira (19). Na abertura do evento, o presidente da Associação Internacional de Juízes (IAJ, na sigla em inglês), Tony Pagone, ressaltou, em seu discurso, a importância do compartilhamento de experiências entre os magistrados de todo o mundo. “As reuniões da IAJ reúnem a experiência e a diversidade de juízes de jurisdições muito diferentes, com histórias e culturas diferentes, mas com o compromisso comum com o Estado de Direito e a independência do Judiciário”, disse Pagone.

Segundo os delegados da AMB, a troca de informações e experiências tem sido muito rica entre os participantes, uma vez que a UIM conta atualmente com 92 países membros. Na reunião, o desembargador Barone preside a Primeira Comissão de Estudos da UIM, que este ano discutiu a questão do uso das redes sociais por juízes e tribunais, e sua eventual regulamentação. A magistrada Flávia da Costa Viana é uma das vice-presidentes da Segunda Comissão de Estudos.

Campanhas e Eventos