AMB participa de jantar de abertura do 108º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça
O presidente da AMB, João Ricardo Costa, prestigiou na noite de quinta-feira (29) o jantar de abertura do 108º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça (CJT). O evento que acontecerá em Manaus (AM) nesta sexta-feira (30) reúne representantes de tribunais estaduais de todo o País, outros órgãos do Poder Judiciário e entidades de classe.
Na oportunidade, João Ricardo Costa destacou a mobilização que acontecerá em Brasília no dia 5 de outubro para tratar de assuntos como a valorização da carreira de magistrado e as ações de retaliação que afetam as prerrogativas da magistratura. A mobilização é uma ação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), coordenada pela AMB. “O encontro do CJT é mais uma oportunidade para discutirmos os projetos que tramitam no Congresso Nacional e que suprimem a liberdade de atuação de magistrados e de outras carreiras jurídicas”, ponderou.
O presidente do CJT, desembargador Pedro Bitencourt, reafirmou a necessidade de que a Justiça Estadual se mantenha coesa e organizada. Ele destacou o papel estratégico do Conselho na construção de um discurso unificado que facilite a atuação conjunta para a construção de políticas judiciárias que impactem nos tribunais.
Já o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, destacou que além de ser uma reunião periódica de trabalho, no encontro são discutidas questões relacionadas à prestação de serviços jurisdicionais e alinhadas posições sobre temas de interesses comuns das Cortes. “Há trocas de experiência visando o aperfeiçoamento da gestão. Ao final, será elaborada a Carta de Manaus com as conclusões e recomendações resultantes dos debates”, esclareceu.
Na programação do 108º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça estão ainda previstas palestras do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell; e dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) José Norberto Lopes Campelo e Carlos Eduardo Oliveira Dias. Entre os temas, a distribuição de servidores nos órgãos do Judiciário, padronização dos índices de atualização monetária, o regime especial de precatórios; a transformação digital na Justiça, entre outros temas.
Acompanhe o encontro pelo site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas: http://www.tjam.jus.br