Carregando...

AMBBotão Menu

Live AMB LAB: “A IA pode permitir e auxiliar que os juízes saibam qual é o seu comportamento decisório”, afirma Dierle Nunes

Os Tribunais On-line e tendências jurídicas pós-pandemia foram abordados na live promovida pelo Laboratório de Inovação e Tecnologia (AMB LAB), nesta terça-feira (30), pelo YouTube. O juiz Esdras Silva Pinto recebeu o advogado Dierle Nunes que enfatizou a importância da Inteligência Artificial (IA).

“A IA pode, por exemplo, permitir e auxiliar que os juízes saibam qual é o seu comportamento decisório, porque às vezes pela quantidade de decisões que um juiz profere, ele pode não conseguir saber com clareza e manter a própria coerência com todas as decisões que já proferiu no passado. A tecnologia facilita e auxilia inclusive a elaborar decisões e pesquisas”, explicou o advogado.

Dierle Nunes disse que o Judiciário brasileiro tem um diferencial em relação aos outros no mundo. “Temos dados só que estão desestruturados. Se a gente aprender a estruturar, temos muito a ganhar. A tecnologia pode auxiliar no acesso à Justiça ainda mais, no Brasil, que é um problema de utilidade pública básica”, frisou.

Na oportunidade, Esdras Pinto disse que Dierle Nunes proferiu “uma aula demonstrando um intenso e profundo domínio da matéria, trazendo uma perspectiva que nos leva a reflexão e pensar quais são os desafios de domínio da técnica atual, para aperfeiçoar o sistema de Justiça considerando as características atuais ou inerentes da tecnologia”, elogiou.

Confira aqui a live.

Campanhas e Eventos