Carregando...

Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB apresenta estudo sobre imagem do Judiciário brasileiro no dia 2 de dezembro

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio) lançam, no próximo dia 2 de dezembro, um estudo que busca conhecer a imagem e a avaliação dos serviços do Judiciário junto a vários segmentos sociais. O “Estudo da Imagem do Poder Judiciário” será apresentado em seminário, às 9h30, na FGV-Rio, e contará com a presença do presidente da Associação, Jayme de Oliveira, da presidente eleita, Renata Gil, e dos ministros Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O estudo é um marco histórico, que apresenta o diagnóstico da imagem da Justiça brasileira baseado nas funções do Judiciário, na percepção da sociedade e na oportunidade de melhoria da comunicação com a população”, explicou o presidente Jayme de Oliveira.

Segundo o estudo, entre os três Poderes, o Judiciário tem os melhores índices de confiança e aprovação. Para 33% dos entrevistados o Judiciário é o poder que melhor cumpre o seu papel, enquanto apenas 9% escolhem o Legislativo e 8% o Executivo. O Judiciário também é o único em que mais da metade dos entrevistados, o equivalente a 52%, disse confiar. A Presidência da República conta com a confiança de 34% dos entrevistados, e o Congresso Nacional, 19%.

Realizado no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas, a pesquisa abrangeu diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça); advogados, defensores públicos e formadores de opinião. Para tornar o estudo ainda mais completo, também foi investigada a imagem do Judiciário brasileiro nas redes sociais e na mídia internacional.

A coordenação da pesquisa é do ministro Marco Aurélio Bellizze e subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Serviço
Lançamento do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro
Local: Fundação Getúlio Vargas
Endereço: Praia de Botafogo, 180 – Auditório 12º andar /Botafogo
Data: 2 de dezembro
Horário: 9h30

Campanhas e Eventos