Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB 70 anos: entidade homenageia magistrados com Comenda Cruz do Mérito

A AMB homenageou cinco magistrados durante a sessão solene em comemoração aos 70 anos da entidade, realizada na tarde desta quarta-feira (11), no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF). Eles receberam a Comenda Cruz do Mérito, honraria destinada a quem se destacou por seus esforços constantes para a melhoria e a valorização do Poder Judiciário e da Magistratura brasileira.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, foi o responsável pela entrega das medalhas. Foram agraciados o desembargador Gilberto Ferreira, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a juíza Sulamita Bezerra Pacheco de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e os juízes aposentados José Antonio Azambuja Flores e Ronaldo Adi Barão Castro da Silva, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O ministro aposentado do STJ Ruy Rosado de Aguiar Júnior, falecido em agosto, recebeu uma homenagem póstuma. A filha dele, a juíza Ana Lúcia Andrade de Aguiar, foi convidada para receber a medalha.

O presidente da Associação, Jayme de Oliveira, explicou que a comenda homenageia fundamentalmente a área de esporte dentro do associativismo, por sugestão da Diretoria de Esportes. “Dentro da AMB, o esporte é fundamental para subsistência do associativismo e a congregação dos colegas”.

Gilberto Ferreira fez um breve discurso e agradeceu o recebimento da honraria. “Muito mais do que estampada no nosso peito, estará guardada dentro do nosso coração”, disse. Na opinião de José Flores, “é uma honra receber essa comenda com todos os associados que praticam as diversas modalidades de esportes, fortalecendo cada vez mais o associativismo”. De acordo com Ronaldo Barão, “por meio do esporte, conseguimos a integração efetiva da Magistratura”.

Já Sulamita Pacheco avaliou que a AMB mostra com a homenagem que o esporte é importante para integrar e reunir os magistrados. “Acho que é o momento de maior integração, onde todos se juntam e se alegram”.

Por fim, Ana Lúcia Andrade de Aguiar afirmou que foi uma grande honra receber a medalha da AMB em nome do seu pai. “Para nós é uma alegria, nos conforta essa homenagem”.

Campanhas e Eventos