Carregando...

AMBBotão Menu

200 anos de Dostoiévski: Clube de Leitura remarca data de encontro especial

Debate sobre o livro “Crime e Castigo” do famoso filósofo será 02/12

 

O Clube de Leitura da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em comemoração aos 200 anos do escritor russo Fiódor Dostoiévski, realizará no dia 2 de dezembro, às 18h30, a palestra com o desembargador Gustavo Direito, – pesquisador do Direito comparado Rússia-Brasil (UFRJ), o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Kazimirovitch Labetskiy, e a professora russa Elena Vássina sobre o livro do filósofo “Crime e Castigo”. O evento virtual será mediado pelo vice-presidente Cultural e de Tecnologia da AMB, Thiago Brandão.

O evento é uma parceria entre a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), a Academia Paulista de Letras (APL) e a Embaixada da Rússia no Brasil.

Em 2021, são celebrados os 200 anos de nascimento de Fiódor Dostoiévski (1821 -1881), considerado o “profeta da literatura russa”. Dostoiévski é um dos escritores mais conhecidos e lidos no mundo inteiro –
autor de romances como “Crime e castigo”, “O idiota”, “Os demônios”, “Os irmãos Karamázov”. São títulos que lideram, há mais de um século, as listas de best-sellers da literatura universal.

“As obras deste gênio russo nos desafiam com a necessidade urgente de buscar respostas a todas as questões mais doloridas da existência humana, de refletir sobre a manifestação do mal no mundo, sobre a natureza humana com aquilo que há do irracional e tenebroso nela, sobre o coração do homem que, segundo Dostoiévski, é o campo de batalha mais feroz entre Deus e Diabo”, destacou a professora russa Elena Vássina, Dostoiévski.

Elena Vássina
Pesquisadora e ensaísta russa, Elena é formada na Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov. Possui mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Estatal de Moscou, doutorado em História e Teoria de Arte e Pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte da Rússia. Elena Vássina é organizadora, autora e tradutora dos livros “Stanislávski: Vida, obra e Sistema” (2015), “Eugênio Onêguin”, de A. Púchkin (2019), entre outros. Foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio Aplauso Brasil. Atualmente trabalha como professora dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP).

*Serviço:*
Livro: “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski
Data: 02/12/2021
Horário: das 18h30 às 20h
Plataforma: Zoom
Inscrições: clubedeleitura@amb.com.br


Daiane Garcez (Ascom)

ASSOCIADO