Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

TJSP é um dos vencedores do 15º Prêmio Innovare

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (6), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), o Prêmio Innovare homenageou os grandes vencedores nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Ao todo, o Instituto Innovare recebeu inscrições de 654 projetos, sendo selecionados 12 finalistas. A solenidade contou com a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira. A entidade é parceira institucional do Prêmio.

A primeira ação reconhecida do dia, “Adote um Boa Noite”, na categoria Tribunal, foi idealizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), representada pelo seu presidente, desembargador   Manoel de Queiroz Pereira Calças. Ele recebeu o troféu das mãos do presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

O objetivo da prática é incentivar a adoção de crianças maiores de sete anos de idade ou com deficiência. Para tanto, foi criado uma página na internet (www.adoteumboanoite.com.br), em parceria com a agência F/Nazca, com fotos e relatos dos menores acolhidos pelo Poder Judiciário. A ideia é dar visibilidade a esses jovens, mostrando-os como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções de crianças com mais de oito anos ou com deficiência (cerca de 90% dos candidatos dão preferência aos mais novos).

“Eu sou um dos primeiros integrantes do corpo de jurados do Innovare. O Prêmio é, verdadeiramente, se é que se pode comparar, uma espécie de Oscar do Judiciário brasileiro. Além do reconhecimento aos integrantes do Judiciário que produzem, é um incentivo para o futuro. O prêmio foi criado em 2004, na época da reforma do Poder Judiciário, e foi uma das proposituras fundamentais para se disseminar a melhoria da Justiça. Sempre buscando o melhor”, revelou o desembargador.

Para Jayme de Oliveira, a iniciativa do TJSP é um exemplo a ser seguido. “Parabenizo os integrantes do Tribunal e, especialmente, o presidente Manoel Pereira Calças, por estar à frente de um projeto com esse, que incentiva a construção de uma democracia fraterna por meio do Poder Judiciário”, explica o presidente da entidade.

As demais honrarias foram entregues pelos ministros do STF Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro do Ives Gandra Martins Filho; e, também, pelo ministro aposentado do STF e presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Carlos Ayres Britto.

A Comissão Julgadora é composta por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque. Em 15 anos de trabalho, o Innovare já premiou quase 200 iniciativas.

*Com informações do TJSP

Campanhas e Eventos