Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Sociólogo Giovanni Alves falará sobre “A crítica da ordem social na perspectiva da psicanálise” no XXIII CBM

O sociólogo e professor Giovanni Alves é presença confirmada no XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que ocorrerá entre os dias 24 a 26 de maio, em Maceió, com a palestra “A crítica da ordem social na perspectiva da psicanálise”. O doutor em ciências sociais ministrará a conferência no terceiro painel do evento, com o tema Direito e Psicanálise.

De acordo com o professor, o tema abordado tratará de questões importantes para a magistratura brasileira, principalmente, em um momento delicado que Judiciário atravessa. “Em um momento de crise institucional, nunca antes visto na história do Brasil, torna-se cada vez mais premente ouvir a pluralidade democrática de opiniões de especialistas com diversas visões de mundo”, afirmou.

Para instigar a curiosidade dos que estarão presentes, o docente em sociologia adiantou um pouco do que será abordado no dia. Ele afirma que o Direito e Psicanálise é um tema provocativo. “Enquanto a disciplina do direito surgiu e se desenvolveu com uma clara fundamentação positivista, a psicanálise originou-se para criticar a Ordem Positiva do indivíduo liberal, e expor as forças repressivas inconscientes da sociedade burguesa. A psicanálise é a disciplina racional que faz a crítica da racionalidade da consciência dominante a partir de um continente desconhecido. Por outro lado, o direito como disciplina normativo-positivista, operador da racionalidade da lei, torna-se incapaz de ir além de si mesmo no movimento de crítica da razão normativa”, concluiu.

Sobre o palestrante
Giovanni Alves é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), livre-docente em sociologia do trabalho, professor de sociologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e dos programas de pós-graduação e doutorado em Ciências Sociais da Unicamp. Autor de vários livros e artigos na área do trabalho, sindicalismo, globalização e reestruturação produtiva, é também coordenador-geral de pesquisa “Estudo da Globalização”, do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), e editor-chefe do projeto editorial Praxis, que desenvolve trabalhos e livros de pesquisa.

Congresso
Com o tema central “A Politização do Judiciário ou a Judicialização da Política?”, o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados é uma iniciativa da AMB, em parceria com a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). De âmbito nacional, o mais tradicional evento da magistratura brasileira ocorre a cada três anos e contará com palestrantes renomados do Direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil.

Clique aqui e veja uma de suas palestras

Faça aqui a sua inscrição

 

Campanhas e Eventos