Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Projeto Justiça e Escola: Uma parceria pela paz

 

Desde que assumiu a Vara da Infância e Juventude, o juiz Dr. Thiago Henrique Teles Lopes vem buscando uma maior aproximação entre o Judiciário e a rede de atendimento a infância e juventude, buscando novos caminhos para a resolução de demandas cada vez mais presentes na sociedade local.

 O alto índice de conflitos envolvendo jovens de bairros distintos acaba por se agravar no ambiente escolar, causando preocupação por parte de todos que de alguma forma estejam envolvidos com a questão: pais, educadores, profissionais da rede e autoridades.

 Há aproximadamente dois anos foi desenvolvido o PROJETO VEM SER, fruto da parceria do Poder Judiciário com as redes municipal e estadual de ensino, que buscavam apoio para o enfrentamento das dificuldades apresentadas no contexto escolar. Considerando os resultados dessa primeira experiência e visando uma maior aproximação de crianças e jovens com o poder judiciário, foi lançado neste ano de 2015, o PROJETO JUSTIÇA E ESCOLA: UMA PARCERIA PELA PAZ idealizado pelo Juiz de Direito Dr. Thiago Henrique Teles Lopes.

 Neste projeto são realizadas palestras periódicas aos alunos de toda a rede estadual e municipal de ensino pertencente à comarca de Andradina, abordando temas como cidadania, justiça e projeto de vida.  Ao mesmo tempo, os alunos participam de visitas monitoradas no edifício do fórum, onde, além de conhecerem o espaço físico também têm a possibilidade de conhecer as atividades cotidianas do Poder Judiciário. São convidados a participar de um júri simulado, sob a orientação do juiz e do promotor de justiça. Nessas ocasiões, os alunos realizam apresentações culturais desenvolvidas nas escolas.

 Além do juiz da vara da infância e juventude, participam também do projeto o Dr. Rodolpho Takeshi Arakaki, Promotor de Justiça da Infância e Juventude, representantes da Coordenadoria Regional de Ensino, Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação, Assistentes Sociais e Psicólogas do Poder Judiciário, Câmara de Vereadores e membros do Conselho Tutelar, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

 Para a finalização da primeira etapa desse projeto está prevista para o dia 26 de Junho uma gincana de confraternização entre alunos das escolas estaduais dos municípios pertencentes à comarca (Andradina, Castilho, Nova Independência e Murutinga do Sul) com concursos de frases, desenhos e atividades culturais, sempre considerando o tema do projeto. Em sequência, os trabalhos ficarão expostos nas salas de espera do Forum para apreciação do público.

 Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas Municipais pertencentes à comarca iniciarão no segundo semestre as atividades pautadas na cartilha Brasilzinho e Cidadania e na Cartilha da Justiça, do Projeto CIDADANIA E JUSTIÇA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA, da Associação dos Magistrados do Brasil – AMB. O encerramento desta etapa de atividades ocorrerá no mês de Outubro durante a semana da criança a exemplo do que já vem ocorrendo em anos anteriores. Neste evento os alunos apresentarão trabalhos e atividades artístico-culturais com referências aos assuntos abordados no decorrer do projeto.

 Por meio das ações desenvolvidas espera-se despertar nos alunos um senso de cooperação, respeito à vida e respeito à dignidade da pessoa humana,  contribuindo assim para o estabelecimento de uma cultura de paz.

 “Muitas pessoas veem o Judiciário como uma instituição fechada, de difícil acesso. Queremos mudar essa concepção e demonstrar que todos tem o direito à Justiça e podem procura-la quando for necessário. Estar em contato com os alunos é uma forma de mostrar que o Juiz é acessível e está perto de todos”.

 THIAGO HENRIQUE TELES LOPES

Juiz de Direito da 3.ª Vara e Diretor do Fórum

Campanhas e Eventos