Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Presidente da AMB reúne-se com delegação espanhola e italiana

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, recebeu a visita da delegação de espanhóis e italianos para tratar de assuntos de cooperação internacional. A reunião, na manhã desta quarta-feira (16), contou com a presença do diretor-adjunto da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Leonardo Grecco, representando o presidente Fernando Bartoletti.

O objetivo da delegação é visitar as autoridades judiciárias e do Ministério Público no Brasil para apresentar uma série de atividades realizadas na União Europeia, entre as quais o Programa de Assistência contra Crime Transnacional Organizado (Paccto) – iniciativa para fortalecer a cooperação junto a organismos como Europol/Interpol e EuroJust para reforçar a relação com as polícias, os sistemas judiciais e penitenciários dos países de fora da União Europeia.

Javier Samper Orgiles, diretor-geral de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça do Governo da Espanha, ressaltou que o Brasil é o primeiro país que a delegação visita para compartilhar experiências e buscar melhorar a interlocução entre a Europa e a América Latina para a luta contra o crime organizado. “Este primeiro contato foi muito frutífero. Apreciamos enormemente a reunião com a AMB, e cremos que vamos retomar contato, conforme demonstrou o presidente da Associação”, afirmou.

Para Leonardo Grecco, “a reunião foi muito produtiva, pois Jayme de Oliveira apresentou a possibilidade de encontros com os presidentes do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, além da Procuradoria-Geral da República, e para a delegação isso é muito importante. O encontro com os chefes do Poder Judiciário e do MP pareceu para eles algo fenomenal e quem está fazendo esta ponte é o presidente Jayme”.

A delegação e o juiz Leonardo Grecco, que representará a AMB, vão se reunir, ainda nesta quarta-feira, com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Também compõem a delegação o juiz espanhol e professor da Área de Instrução da Escola Judicial, José Villodre López; a delegada fiscal de cooperação Internacional do governo espanhol, Miriam Bahamonde Blanco; a procuradora espanhola Monica Marcos; e o juiz italiano Leo D’Agostino.

Campanhas e Eventos