Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Presidente da AMB reúne-se com associados do Rio Grande do Sul

A convite da presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul (Ajuris), Vera Lúcia Deboni, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira (28) para conversar com aposentados filiados à entidade sobre as principais pautas da carreira que tramitam no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF). A vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, o vice-presidente de Assuntos Legislativos, Jerson Gubert, e o coordenador da Justiça Estadual, Frederico Mendes Junior, também participaram do encontro.

Durante o almoço – reunião o presidente da AMB fez um relato detalhado da atuação da AMB, destacando os processos que envolvem a reposição salarial e a Valorização por Tempo de Magistratura (VTM), pautas que estão paradas no Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Jayme de Oliveira também atualizou os presentes em relação às reuniões na Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União (AGU), sobre a ajuda de custo moradia, e o andamento da questão. “O que posso assegurar, aqui, para vocês é que a entidade nunca se descuidou dos assuntos dos aposentados. Posso falar pelos presidentes das associações: a preocupação é de todos e é permanente”, disse o presidente da AMB, que também enalteceu a necessidade de um discurso único em torno dos pleitos das associações.

O coordenador de Justiça Estadual da AMB, Frederico Mendes Júnior, reforçou as palavras do presidente e comentou sobre a importância da unificação da magistratura nas questões remuneratórias, em todas as frentes. “Talvez o maior desafio associativo desse momento seja garantir a paridade, e que a vitaliciedade seja efetiva, não apenas palavras escritas na Constituição”, pontuou. Jayme de Oliveira respondeu, ainda, às perguntas e questionamentos dos presentes. Os aposentados expuseram suas opiniões e compartilharam ideias para o aprimoramento da atuação da entidade.

A presidente da Ajuris, Vera Lúcia Deboni, destacou a importância do encontro, sobretudo o apoio da AMB com as questões estaduais. “Nós somos gratos a essa parceria e, principalmente, ao cuidado que a AMB tem em sempre nos ouvir sobre as demandas da esfera estadual. Essa é uma ação importante que nós precisamos destacar. Se no passado tivemos em lados opostos no pleito eleitoral, isso não interfere na atual condução dos trabalhos. Tenho certeza de que vamos continuar trabalhando em conjunto na defesa das prerrogativas dos nossos associados.”

Magistrados ativos e pensionistas

Após o almoço, o presidente da AMB e a diretoria participaram de uma conversa com os magistrados e pensionistas, no auditório Escola Superior da Magistratura. Também foram discutidos temas como ajuda de custo moradia, defesa das prerrogativas dos aposentados e o fortalecimento da participação das pensionistas nas associações.

Nas palavras da vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, esse trabalho de interlocução direta da diretoria da AMB com as associações é muito importante, principalmente pelo fato de cada estado ter uma lei específica sobre determinada matéria. “Hoje, no Rio Grande do Sul, tivemos conhecimento de uma lei estadual que contempla os pensionistas do sexo masculino. Dias atrás, estivemos na Paraíba onde foi deferido um pedido importante, que é a remoção temporária de magistrados pais com crianças especiais. Em muitos estados isso não acontece. Estamos levando para um contexto nacional para permitir que todos [os estados] adotem. Por tudo isso, esse intercâmbio é muito interessante e temos buscado, e recebido, essas informações.”

Participaram também da reunião o secretário de Comunicação Institucional da AMB, Gustavo Diefenthaler; o vice-presidente Administrativo da AJURIS, Orlando Faccini Neto; o vice-presidente de Aposentados, Felipe Rauen Filho, membros da diretoria da Ajuris; e os ex-presidentes da AMB e Ajuris, João Ricardo dos Santos Costa e Gilberto Schäfer, respectivamente.

Campanhas e Eventos