Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Presidente da AMB fala sobre corrupção em seminário da UIJLP

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, abriu o primeiro painel do seminário “Combate à Corrupção nos Países de Língua Portuguesa”, nessa segunda-feira (26).  O evento promovido pela União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), em parceria com a AMB, trouxe como primeiro tema “o combate à corrupção no Brasil, em Timor Leste e em Portugal”. Participaram do painel o desembargador Manuel Soares (presidente da ASJP) e o juiz Antonino Gonçalves (presidente da AMJTL) que discorreram sobre a problemática de cada país.

O presidente da AMB falou sobre o combate à corrupção, a partir do entendimento adequado das causas da situação atual no Brasil. O marco legal e o engajamento social que vieram depois do mensalão abriram caminho para investigações mais sólidas, como a Operação Lava Jato. Segundo o magistrado, surgia também a atuação de novos mecanismos de combate à corrupção trazidos não só por uma legislação nova, mas também mudanças na interpretação do próprio ordenamento vigente.

Alguns dados sobre a corrupção no Brasil foram apresentados pelo presidente: R$2,3 trilhões ao ano é o custo da corrupção no país, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Outro dado apontado foi da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A instituição destaca que perdemos no Brasil 2,3% do nosso PIB com prática de corrupção, o que significa algo em torno de R$100 bilhões desviados com corrupção.

Campanhas e Eventos