Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Na GloboNews, Jayme de Oliveira comenta projeto anticrime apresentado por Moro

O programa Globonews Política exibido nessa quarta-feira (13) teve como tema “O combate ao crime organizado, o maior problema da segurança pública no País”. Para falar sobre o tema, o jornalista Gerson Camarotti entrevistou o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, que opinou sobre pontos estratégicos do Projeto de Lei Anticrime, apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em consonância com a pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos”.

Também participaram da conversa a vice-presidente Institucional da AMB e presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil; e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes.

Ao indagar Jayme de Oliveira sobre o tema, Camarotti pontuou que o Judiciário está de acordo com duas das propostas: o sistema de plea bargain (transação penal) ser incorporado ao Código de Processo Penal (CPP), desde que haja participação de magistrados; e a videoconferência, como ferramenta para a realização de interrogatórios, também ser integrada ao sistema processual penal.

“Quase 100% da Magistratura entende que não faz mais sentido não adotar a videoconferência como sistema padrão no Código de Processo Penal para audiências penais. É fundamental, porque combateríamos a morosidade, os riscos à segurança e os elevados custos do Judiciário com esse tipo de atividade. Vamos levar ao Conselho Nacional de Justiça, ao Supremo [Tribunal de Federal] e ao Congresso Nacional essa manifestação, e trabalhar favoravelmente à proposta do ministro Moro, que encontra ampla ressonância na Magistratura brasileira”, disse o presidente da AMB.

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

Campanhas e Eventos