Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Juízes representantes da União Internacional de Juízes da Língua Portuguesa (UIJLP) se reúnem durante VI Enaje

Juízes brasileiros e também de Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal participaram na tarde dessa quinta-feira em Arraial da Ajuda (BA) da reunião da União Internacional de Juízes da Língua Portuguesa (UIJLP). Os magistrados estrangeiros também participam do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje) que acontece até sábado (5) no município baiano.

A reunião foi conduzida pela juíza Flávia da Costa Viana, diretora-adjunta de Relações Internacionais da AMB e presidente do Conselho Executivo da UIJLP. Na pauta, entre outros temas, foram debatidas a participação de um dos membros da UIJLP nas reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a edição de livros e revistas em formato digital e também cursos de capacitação para juízes estrangeiros de língua portuguesa. Na última Assembleia Geral da UIJLP, que aconteceu em julho em Timor Leste, foram firmados convênios para treinamento de juízes por meio da Escola Nacional da Magistratura (ENM) da AMB.

 “É, sem dúvida, uma grande alegria receber os juízes de Angola e de São Tomé e Príncipe nesse Enaje. Infelizmente, os colegas dos demais países da CPLP não puderam se fazer presentes. De qualquer forma, a reunião realizada foi de grande valia não apenas para promover o contato entre os juízes lusófonos, mas também para definir rumos e seguir com o planejamento e desenvolvimento das atividades da UIJLP”, destacou Flávia da Costa Viana.

Estiveram presentes na reunião o assessor da presidência da AMB, Antônio Silveira Neto, e o coordenador da Justiça Militar da AMB, Edmundo Franca de Oliveira. Da Associação dos Juízes de Angola (Aja) participaram Adalberto José Manuel, Patrícia Araújo Pereira, Maria Diegy Godinho, Lúcia de Fátima dos Santos Santiago, Milton Edgar Cafoloma, Tatiana de Assis, Denise Cristina Moreira Paiva e Tânia Maris Pereira. Representando a Associação de Magistrados de São Tomé e Príncipe (Assimajus), participou a juíza Kótia Menezes. Da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), estiveram presentes Nuno Coelho e Pedro Miguel Vieira.

Campanhas e Eventos

Logomarca dos VIII Jogos Nacionais da Magistratura