Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Juízes brasileiros e estrangeiros se reúnem durante VII Enaje

Magistrados brasileiros e também da Argentina, Panamá e Portugal estiveram reunidos durante a sétima edição do Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), realizado entre os dias 23 e 25 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), para discutir relações estratégicas internacionais. Na pauta, entre outros temas, foram debatidas as dificuldades que a Magistratura tem enfrentado nos respectivos países e, em especial, a questão do uso das redes sociais por juízes e tribunais e sua eventual regulamentação.

A reunião foi conduzida por Geraldo Dutra e Walter Barone, secretário e secretário-adjunto de Relações Internacionais da AMB, respectivamente. Estavam presentes os magistrados Flávia da Costa Viana, secretária-adjunta de Relações Internacionais da AMB e presidente da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa ( UIJLP); Delia Mercedes Carrizo de Martinez, presidente da Associação Panamenha de Magistrados e Juízes (ASPAMAJ); Patricia Russo, representante da Associação de Magistrados e Funcionários da Justiça Nacional (AMFJN), da Argentina; Hector Leguizamón Pondal, vice-presidente da Federação Argentina da Magistratura eFuncionários da Justiça Nacional (FAM) e Manuel Soares, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP).

“Discutimos assuntos que, inclusive, foram temas de debates do Enaje, e conseguimos ter um panorama de como são tratados nos outros países questões como redes sociais e fake news, por exemplo”, disse Geraldo Dutra.

Para Walter Barone, que também é presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam), “a reunião foi uma excelente oportunidade para estreitarmos laços com as associações estrangeiras que firmaram acordo com a AMB e puderam comparecer ao Enaje”.

A AMB e as três associações estrangeiras possuem convênios firmados entre 2018 e 2019 com o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural e científico sobre as diversas áreas de conhecimento, além de estabelecer mecanismos que contribuam para o fortalecimento do Poder Judiciário e da Magistratura.

VII Enaje – O Encontro, promovido pela AMB, em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), chegou ao fim no último sábado (25). Nesta edição foi abordado o tema “A Magistratura na sociedade brasileira – entre o real e o ideal”. Mais de mil magistrados acompanharam as palestras proferidas por integrantes do Judiciário, ministro de tribunais superiores e professores como Leandro Karnal e o psiquiatra Augusto Cury.

Campanhas e Eventos