Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Juiz Sergio Moro participa de talk show durante VI Enaje

Conhecido nacionalmente por sua atuação à frente da maior investigação judicial do País, a Operação Lava Jato, o juiz Sergio Moro compartilhará sua experiência no combate à corrupção durante o VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), promovido pela AMB. Moro participará do painel Combate à Corrupção – Experiência Italiana e Brasileira, em formato de talk show, no dia 4 de novembro, acompanhado do ex-magistrado italiano Gherardo Colombo, um dos responsáveis pela Operação Mãos Limpas, realizada na Itália nas décadas de 1980 e 1990 e inspiração para a Lava Jato.

“Pretendo abordar algumas questões jurídicas controvertidas que surgiram no decorrer da Operação Lava Jato, prisões cautelares, colaboração e publicidade dos processos, além de apresentar um panorama geral baseado nos casos já julgados da Lava Jato”, adiantou o juiz à AMB.

A mensagem que Moro deseja passar aos filiados da associação é que, apesar dos obstáculos que atrapalham as ações de investigação de corrupção, os magistrados dedicados a esses casos não podem desistir. “Os processos envolvendo crimes de corrupção e lavagem são difíceis de se trabalhar, geram intenso desgaste, mas é necessário que o Judiciário se dedique a eles, para que cheguem a bom termo em prazo razoável”, afirmou.

Este não será o primeiro encontro de Sergio Moro com Gherardo Colombo. “Já tive oportunidade de conhecê-lo. Tenho grande admiração pelos trabalhos dos magistrados da chamada Operação Mãos Limpas. Colombo, com sua experiência, certamente terá lições valiosas para compartilhar comigo e com a audiência”, avaliou Moro.

O painel Combate à Corrupção – Experiência Italiana e Brasileira será realizado no dia 4 de novembro, das 15h30 às 17h30, no Centro de Convenções do Arraial d’Ajuda Eco Resort, na Bahia. Mais informações sobre o Enaje podem ser conferidas no hotsite do evento.

Sobre Sergio Moro

O paranaense Sergio Fernando Moro formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, tornando-se juiz federal em 1996. Também cursou o programa para instrução de advogados da Harvard Law School em 1998 e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. É mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é juiz federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba e professor de Direito Processual Penal da UFPR.

Além da Operação Lava Jato, o juiz também conduziu o caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas. Também atuou na Operação Farol da Colina, na qual decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. No caso do Escândalo do Mensalão, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber o convocou para auxiliá-la, devido a sua especialização em crimes financeiros e no combate à lavagem de dinheiro.

Carolina Lobo
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Campanhas e Eventos