Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Juiz português é eleito primeiro vice-presidente da UIM

A União Internacional de Magistrados (UIM) elegeu, na última terça-feira (16), José Igreja Matos, juiz desembargador no Tribunal da Relação do Porto, como o novo primeiro vice-presidente para os próximos dois anos. A votação ocorreu durante a reunião anual da entidade, realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, em Marrakesh, Marrocos. O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e integrantes da diretoria participaram do evento.

A candidatura de José Igreja Matos foi apresentada pelo secretário de Relações Internacionais da AMB e presidente da Associação de Magistrados do Paraná (Amapar), Geraldo Dutra, que representou a delegação brasileira na ocasião. “Em virtude da sua representação e intensa participação ao longo desses anos na Associação internacional, o nome do Igreja Matos foi rapidamente aceito por todos”, disse Geraldo Dutra. Com a eleição, o juiz português torna-se, automaticamente, o próximo presidente da UIM na linha de sucessão.

De família portuguesa, José Igreja Matos nasceu em Guarulhos, São Paulo, na década de 60. Poucos anos depois, retornou para Portugal. José Igreja Matos preside, desde 2016, a Associação Europeia de Juízes (AEJ), entidade que congrega associações representativas de mais de 40 países.

Durante a reunião anual também foram eleitos para cargos na UIM, em nome da AMB, os magistrados brasileiros: Rafael de Menezes (vice-presidente), Walter Barone (presidente da Primeira Comissão de Estudos) e Flávia Costa Viana (vice-presidente da segunda Comissão de Estudos de Direito Civil).

Campanhas e Eventos