Notícias na Mídia


Ampliação da Justiça Restaurativa busca mudar paradigmas

Pouco comum no Brasil, a Justiça Restaurativa tem ganhado espaço no País nos últimos anos. O método consiste na superação de conflitos a partir da responsabilização dos autores para a reparação do dano, a partir de consenso estabelecido em círculos onde a vítima é a figura principal.




Juíz da Infância e da Juventude fala sobre a Justiça Restaurativa em Passo Fundo,RS




JUSTIÇA RESTAURATIVA É TEMA DE MATÉRIA DO CORREIO BRAZILIENSE

O Correio Braziliense publicou, nessa segunda-feira, 2/11, na editoria Cidades, a matéria “A busca para reconstruir vidas”, que destaca o trabalho realizado pelo Programa Justiça Restaurativa do TJDFT..




COMUNIDADE DE TATUÍ SE REÚNE EM PROL DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

O trabalho de disseminação da Justiça Restaurativa na Comarca de Tatuí, forma de resolução de conflitos envolvendo adolescentes que privilegia o diálogo e compreensão mútua, contou com um importante passo no último dia 15. Integrantes do Grupo Gestor Interinstitucional se reuniram no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) para discutir iniciativas que possam influenciar positivamente os jovens da região, assim como debater sobre as situações que levam os adolescentes para o crime.




Juízes participam de curso sobre Justiça Restaurativa

Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participaram na última semana do curso de Justiça Restaurativa, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por meio de sua Escola Nacional da Magistratura (ENM), como parte da campanha "Justiça Restaurativa do Brasil, a Paz pede Palavra", com o objetivo de disseminar a prática pelos estados..




Capital: escolas municipais terão o Projeto Justiça Restaurativa

O Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), acaba de firmar uma parceria que abrangerá todos os estudantes da rede municipal de ensino de Campo Grande. O acordo de cooperação técnica para implantar o Projeto Justiça Restaurativa na Escola foi assinado nesta sexta-feira (31), no Salão Pantanal, com a presença de diversas autoridades.




Juíza de MS participa de evento da Justiça Restaurativa na AMB

Com o intuito de dar continuidade a Campanha Justiça Restaurativa do Brasil: A Paz Pede a Palavra, foi realizado em Brasília, entre os dias 22 a 24 de julho, o primeiro curso de Introdução à Justiça Restaurativa, promovido pela Escola Nacional de Magistratura (ENM) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)..




PNUD participa de curso sobre Justiça Restaurativa

O PNUD foi ator importante na implementação da Justiça Restaurativa no Brasil ao apoiá-la desde suas primeiras discussões há mais de 10 anos, quando foi feita sua difusão conceitual e metodológica, e também por viabilizar a realização de três iniciativas piloto nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.




Enam e AMB promovem curso de Justiça Restaurativa em Brasília

Reparar danos com o uso de soluções pacíficas de conflitos está se tornando cada vez mais comum no Brasil. A chamada Justiça Restaurativa, propõe reunir a vítima, o ofensor, as famílias e a comunidade em encontros ganha notoriedade e será discutida em curso promovido pela Escola Nacional da Magistratura (Enam) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).




Justiça Restaurativa é tema de curso em Brasília para magistrado

Os dez anos de existência da Justiça Restaurativa no Brasil serão debatidos a partir o dia 22 de julho(quarta-feira), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Brasília, durante o curso Justiça Restaurativa e Plenária de Mobilização. A iniciativa é da Escola Nacional da Magistratura (ENAM) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e para se inscrever basta encaminhar e-mail para cleide@amb.com.br. O CNJ participa do projeto de Justiça Restaurativa desde agosto de 2014, quando foi assinado protocolo com a AMB e outras instituições.




Leoberto Brancher fala sobre Justiça Restaurativa à TV Assembleia do Ceará

A Justiça Restaurativa foi o principal destaque do programa Questão de Ordem, da TV Assembleia, do Ceará. O coordenador da campanha Justiça Restaurativa da AMB, Leoberto Brancher, conversou com o jornalista Renato Abreu sobre as novas alternativas de resolução de conflitos e a questão da punição de menores no Brasil. A entrevista foi ao ar dia 8 de junho.

Brancher também contou sua experiência na área da infância e juventude “Sou juiz há 25 anos e fui 11 anos juiz das execuções das medidas socioeducativas em Porto Alegre. Pude compreender muito da intimidade do sistema, do quanto esse sistema produz resultados negativos, as causas dessas repercussões e as possibilidades que a gente tem de rearticular isso de maneira mais eficiente ”, disse.




Magistrados lançam campanha nacional pela ampliação da Justiça restaurativa

Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançam campanha para ampliação da Justiça Restaurativa. A Justiça restaurativa é nova uma abordagem para trabalhar a questão dos crimes e dos conflitos. Tradicionamente se trabalha com fatores que envolvem culpa, perseguição e punições, que são castigos impostos coercitivamente como forma de adequação de comportamento.




Os dois lados juntos

Um carro capotado, cinco jovens mortos e uma dor que não passa. O sábado de alegria, regado a cerveja, acabou em tragédia para os sete amigos que voltavam de uma festa em novembro de 2009. Dois sobreviveram, entre eles, o motorista. Mas a vida dele, assim como a das famílias que enterraram os filhos, foi devastada para sempre. Enquanto o caso segue sob a análise de uma vara criminal, uma oportunidade de apaziguar o sofrimento foi oferecida aos envolvidos por meio da Justiça restaurativa, projeto pouco difundido no Brasil e que busca curar as consequências causadas pelos delitos.



Acompanhe nas redes sociais: