PASSEIOS OPCIONAIS

A cidade de João Pessoa conta com uma diversificada gastronomia. São mais de 100 bares e restaurantes espalhados entre a orla marítima e o centro histórico, com a culinária que vai da regional a japonesa. A capital possui ainda restaurantes de excelente qualidade e tradição, além de Casas de Recepção para realização de festas de abertura, encerramento e estrutura para shows.

imagesimages (1)images (2)

Infraestrutura de Comércio e Serviços

João Pessoa dispõe de grandes centros comerciais para compras como o Manaíra Shopping,Tambiá Shopping, Shopping Sebrae e o Mag Shopping, possuindo lojas de grandes marcas nacionais e internacionais.
O MAP - Mercado de Artesanato Paraibano, localizado na praia de Tambaú, abriga 128 lojas além de uma praça de alimentação. Destaca-se o artesanato nobre e rústico de excelente qualidade elaborado com algodão de cor, palha, cabaças, rendas, sementes, barro, argila, telas, moda praia, entre outros artigos.
A casa do artista popular reúne o artesanato e a arte popular da Paraíba. Conta com um acervo de mais de mil peças representativas de todas as tendências do universo criativo do artesanato paraibano.
110209_025_Tambau_Feirinha_Foto_Toddy (1)

 

Lazer e Entretenimento

Natureza, história, eventos, monumentos, gastronomia, artesanato e cultura estão presentes em praticamente todos os lugares da cidade, que abre as portas para o futuro com a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que se destaca no ponto extremo oriental na Praia de Cabo Branco. São mais de cinco mil metros quadrados de área destinados à promoção de eventos culturais e artísticos que movimentam a Capital. Inaugurada em 2008, a obra é um dos mais novos atrativos da cidade que impressiona os turistas tanto pela beleza quanto pela grandiosidade do monumento que foi erguido entre a reserva de Mata Atlântica e o mar.

Com mais de 900 mil habitantes de acordo os dados divulgados pelo Censo IBGE em 2010, e 428 anos, a capital ainda guarda a tranquilidade das cidades do interior do Brasil e a hospitalidade que só o pessoense tem. O rico casario do Centro Histórico dessa que é a terceira cidade constituída mais antiga do Brasil leva o visitante para um passado distante, onde ele pode ver de perto construções em art-noveau na Praça Antenor Navarro, passando pela arquitetura colonial portuguesa no Centro Cultural São Francisco, erguido em 1589 e considerado um dos mais complexos barrocos do Brasil. Pela importância histórica as construções foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

091208_048__Foto_Toddy

Esse passeio ao passado pode ser feito acompanhado por um guia, ou mesmo sozinho, já que a Capital oferece a sinalização de toda a rota para pedestres. Ao todo são 162 placas que trazem orientações básicas de percurso dos principais atrativos turísticos, além de informações sobre os monumentos situados na área. Os roteiros: ‘Cidade Alta’ e ‘Cidade Baixa’ revelam belezas como o Hotel Globo, onde é possível contemplar o Rio Sanhauá, local onde a cidade que foi fundada em 1585 nasceu, e Estação Ferroviária, Igreja de São Francisco, Parque Solon de Lucena, Praça João Pessoa e o Pavilhão do Chá.

No Parque Sólon de Lucena, cartão postal da cidade que está totalmente revitalizado é possível contemplar a obra ‘A Pedra do Reino’ monumento em homenagem ao gênio da dramaturgia e literatura o paraibano Ariano Suassuna.A nova fonte luminosa encanta pessoenses e turistas diariamente com um espetáculo de luzes, cores e sons. O parque também serve de morada para várias garças brancas que voam tranquilamente em pleno Centro da cidade e se alimentam dos peixes que vivem na lagoa. Nesse local, o visitante pode constatar a pacifica convivência entre as pessoas e a natureza que está presente em praticamente todos os cantos da cidade.

484023_510626525630575_1372658411_n

Passeio e Tours
Além das belezas naturais existentes na Capital, a Região Metropolitana também concentra pontos de visitação. A 18 quilômetros, do centro, no município portuário de Cabedelo, fica a Fortaleza de Santa Catarina, monumento histórico de grande valor e um marco da resistência paraibana contra as invasões dos franceses e holandeses nos tempos coloniais. Seus canhões apontados para o mar são sentinelas de um passado glorioso que o presente ajuda a preservar.
A Praia de Tambaba é conhecida nacionalmente como um dos santuários do naturismo nacional. Situada no município do Conde, próximo 18 quilômetros de João Pessoa, Tambaba é um paraíso ecológico de grande beleza, com seus labirintos multicoloridos. O acesso a essa praia é simples, a rodovia estadual PB-008 liga a capital à praia em apenas 30 minutos. Merece a sua visita!

coqueirinho
Outro ponto de interesse histórico é a várzea do Rio Paraíba, na cidade de Santa Rita, que fica próximo a João Pessoa. Várias capelas antigas e ruínas de fortes coloniais podem ser encontradas em meio a uma paisagem de verde radiante. Um passeio pela foz do Rio Paraíba dá ao visitante a oportunidade de vislumbrar a cidade por outros tempos bem distantes. Agências de turismo têm essa programação incluída em seus pacotes.
A praia fluvial do Jacaré é outro recanto de rara beleza. Situada na foz do Rio Paraíba, na cidade de Cabedelo, é um atracadouro para embarcações esportivas. As pequenas ilhas de Stuart e Restinga completam o cenário exótico que inclui vastos mangues livres de depredação humana e com uma variada fauna.
427814_4044965634849_513176457_n
O pôr-do-sol na praia do Jacaré é um espetáculo de extremo romantismo e beleza. O rio banha os bares situados às suas margens. Músicos utilizando saxofone e violino executam o Bolero de Ravel fazendo o fundo musical para um momento especial e inesquecível. As cores amarela e vermelha se entrelaçam no céu azul clareando as águas escuras do rio.
Rede Hospitalar
Dentro da construção da rede progressiva de cuidados em saúde do município de João Pessoa, a Coordenadoria de Gestão Hospitalar é a instância responsável por promover a integração dos hospitais municipais dentro dessa rede em construção, acompanhando os parâmetros de gestão, buscando melhor acolhimento e maior resolutividade para as necessidades dos usuários que buscam socorro em situações de urgência/emergência nos hospitais, ou a eles são encaminhados por profissionais das equipes de saúde da família ou por especialistas da rede.
A rede hospitalar do município de João Pessoa é responsável pelo atendimento da população da cidade, como também de todos os usuários do SUS que porventura necessitem de uma intervenção hospitalar. A cidade atualmente atende a uma demanda de cerca de 50% de usuários de regiões circunvizinhas e até mesmo de outros estados e é servido por hospitais públicos e privados, a exemplo da UNIMED.

Hospitais que integram a rede municipal

Hospital

Endereço

Telefone

 

Hospital Geral Santa Isabel

 

Praça Caldas Brandão, s/n, Jardim das Acácias

 

(83) 3214-1808

 

Hospital Valentina Figueiredo

Rua Mariângela Lucena Peixoto

Valentina Figueiredo

 

Central: (83) 3015 1500
recepção: 3015 1560

Complexo Hospitalar Mangabeira (Urgências clínicas, cirúrgicas, traumatológicas, pronto-atendimento pediátrico, cirurgias eletivas em ortopedia)

 

 

Rua Projetada, 83, Mangabeira II

 

 

(83) 3218-5727

 Clima

O clima da cidade é quente e úmido, do tipo intertropical, com temperaturas médias anuais de 25°C. A menor temperatura registrada na cidade foi de 15,3°C, e a maior foi de 35,5°C. O inverno inicia-se em março e termina em agosto. São duas estações climáticas definidas apenas pela quantidade pluviométrica, sem alteração significativa na temperatura. Durante todo o resto do ano o clima é de muito sol. A denominação mais usual para o clima da cidade é o de tropical úmido. 

 Pacotes Turísticos

City Tour–João Pessoa a 3ª cidade mais Antiga do Brasil, 2ª mais Verde do mundo e onde o Sol nasce primeiro. Visita-se os principais pontos turísticos de João Pessoa – Farol do Cabo Branco - vista para a Ponta do Seixas– Extremo Oriental das Américas, Estação Ciência Cultura e Arte Cabo Branco, Espaço Cultural, Casa do Artista Popular, Parque Sólon de Lucena – Lagoa e o Centro Histórico e o Centro Cultural de São Francisco (barroco). Término no Mercado de Artesanato.

Litoral Sul - Praias semi-selvagens (Barra de Gramame, Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba), com falésias multicoloridas, mirantes, rios, coqueirais, vegetação nativa, piscinas e a primeira praia de Nudismo oficial do nordeste. Caminhada ecológica pela praia – opcional.

Areia Vermelha - com piscinas naturais ao redor que emerge na maré baixa. É hoje um Parque Estadual Marinho, área de preservação ambiental permanente. Excelente para banho, com água cristalina e Bar flutuante de apoio. Fica na praia de Camboinha. Dias e horários sujeitos à tábua de marés.

Corais de Picãozinho - piscinas naturais que emerge na maré baixa a 1Km da costa pessoense. Excelente para banho, com água cristalina e Bar flutuante de apoio. Fica na praia de Tambaú. Dias e horários sujeitos à tábua de marés.

Praias Urbanas - Tour pelas praias urbanas de João Pessoa e Cabedelo. Visita o Projeto das Tartarugas marinhas, Fortaleza de Santa Catarina – vista do encontro do Rio Paraíba com o mar, relembrando a história do inicio da colonização Portuguesa, Marco Zero da Transamazônica e praia fluvial do Jacaré.

Cariri Paraibano – Visita a cidade de Cabaceiras (Roliúde Nordestina) para um breve city tour em seguinda para o Lajedo Pai Mateus com Pinturas Rupestres,  visitaremos a Saca de Lã.Cabaceiras cidade típica do Cariri, 190 km da capital, com suas casas preservadas do final do século XIX, foi escolhida como cenário do filme "O Auto da Compadecida". Cidade consagrada Festa do Bode Rei, idealizada com os objetivos de enaltercer o bode como animal símbolo da região e promover toda a cadeia produtiva da caprinocultura (carne, leire e pele).