Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Jayme de Oliveira participa de Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais no Piauí

Foto: Tito Ferreira - R2 Comunicação

O 41º Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, realizado em Teresina (PI) nos últimos dias 10 e 11, contou com a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira.

O evento abordou temas como o problema de extinção de zonas eleitorais em todo País, os desafios da Justiça Eleitoral e os sistemas eletrônicos que otimizam o constante aperfeiçoamento dos tribunais regionais em sua atuação.

Ao público presente, o dirigente da AMB falou sobre a atuação da entidade em prol dos interesses da magistratura e da importância de um trabalho conjunto. “A Associação desempenha um intenso trabalho de articulação junto aos parlamentares e ministros dos tribunais superiores para evitar a aprovação de medidas que venham a prejudicar a magistratura. Então, em um momento no qual somos alvo de constantes ataques, são fundamentais o apoio e o engajamento de todo o Colégio na defesa dos direitos e prerrogativas da classe”.

De acordo com o diretor de Assuntos Legislativos da AMB, Leonardo Trigueiro, do Tribunal de Justiça do Piauí, “o evento foi muito proveitoso e mais uma oportunidade de os corregedores eleitorais compartilharem experiências e boas práticas dos seus respectivos TREs. Nosso objetivo é otimizar o trabalho prestado pela Justiça Eleitoral, que a cada dia vem se aperfeiçoando e prestando um serviço de maior qualidade para a população brasileira”

A abertura do Encontro foi realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que tem como vice-presidente e corregedor o desembargador Edvaldo Moura. “Graças ao apoio moral e material de valorosas entidades como a AMB, além da entusiástica participação dos colegas juízes e das mais expressivas personalidades do mundo jurídico e dos qualificados servidores dos nossos tribunais, na minha avaliação, o Encontro alcançou o êxito esperado, deixando os participantes muito satisfeitos”.

Ao final da reunião, foi elaborada a Carta de Teresina, que traz as deliberações do colegiado durante os debates.

Homenagem

No encerramento do encontro, o presidente Jayme de Oliveira recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral, entregue pelo TRE-PI a personalidades com relevantes serviços prestados no desempenho do seu cargo ou função, visando ao bom andamento e qualidade do serviço eleitoral e, ainda, considerando a cooperação material ou humana, que tenha propiciado à efetiva melhoria e dinamização do serviço eleitoral.

A outorga da Medalha do Mérito Eleitoral e Colar do Mérito Judiciário decorrem de proposição formulada em 2015 pelo desembargador Edvaldo Moura, sendo aprovada com unanimidade pelo TRE-PI e TJ-PI.

Presenças

Também participaram do Encontro o presidente do Colégio e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Carlos Eduardo Cauduro Padin;  os juízes membros do TRE-PI Astrogildo Mendes de Assunção Filho, Daniel Santos Rocha Sobral e Paulo Roberto de Araújo Barros, este último representando a Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi); o presidente do TRE-PI, Joaquim Dias de Santana Filho e o desembargador do Tribunal Carlos Eduardo; o governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias e a vice-governadora, Margarete de Castro Coelho; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) Jorge Mussi; o desembargador Haroldo Oliveira Rehem, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI); o senador Ciro Nogueira (PP-PI); o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles de Sampaio Pereira Filho; a procuradora- geral do Município de Teresina Geórgia Ferreira Martins Nunes, representando o prefeito de Teresina; e o jurista e palestrante René Ariel Dotti.

Campanhas e Eventos

Logomarca dos VIII Jogos Nacionais da Magistratura