Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Inscrições abertas para o Congresso Internacional de Acolhimento Familiar

Os interessados em participar da terceira edição do Congresso Internacional de Acolhimento que será realizado de 13 a 15 de agosto, no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em Curitiba, já podem garantir a sua vaga. A AMB e a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) apoiam o evento considerado o mais importante congresso sobre acolhimento familiar realizado no Brasil. Na programação estão previstas palestras e oficinas. As vagas são limitadas.

Para informar e conscientizar o público sobre a situação do acolhimento familiar no Brasil e no mundo, o Congresso contará com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais em acolhimento familiar, como Charles Nelson III, da Universidade de Harvard; Nathan Fox, da Universidade de Maryland; e Charles Zeanah, da Universidade de Tulane. Eles são coordenadores da pesquisa Orfãos da Romênia, o mais importante estudo elaborado no mundo sobre as consequências da vivência prolongada em instituições. Também participarão dos debates juízes, promotores públicos, assistentes sociais e psicólogos especializados no tema.

Como as oficinas acontecerão simultaneamente, os congressistas poderão se inscrever em apenas uma. Em breve, a escolha das oficinas será aberta ao público e a inscrição será realizada por e-mail, após a confirmação no evento.

Baseado nas edições de 2017 e 2018, a organização estima a participação de aproximadamente 700 pessoas, entre representantes da Magistratura, autoridades municipais, estaduais e federais, além de médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados e imprensa.

Dados de Acolhimento
De acordo com o Instituto Geração Amanhã, estima-se que apenas 5% das crianças e adolescentes acolhidos estejam atualmente em famílias acolhedoras. A maioria se concentra na região Sul do País. O Paraná é o estado com mais caso, com destaque para a cidade de Cascavel (PR), que tem o maior programa de acolhimento familiar do País.

Clique aqui para realizar inscrição.

Confira aqui a programação completa.

Campanhas e Eventos