Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Congresso nacional do TRT-15 discute o futuro das relações de trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveu, nos dias 6 e 7 de junho, a 19ª edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, com o tema central “O futuro do trabalho em tempos de indústria 4.0”. O encontro aconteceu no Theatro Municipal de Paulínia, cidade no interior do estado de São Paulo. A AMB esteve representada pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos, assessor da presidência.

Organizado pela Escola Judicial da Corte (Ejud), o Congresso viabilizou o debate entre especialistas do Brasil e do exterior acerca das relações de trabalho no país e seus reflexos nos valores sociais e na dignidade do ser humano. “Uma nova revolução volta a desafiar a humanidade, que se depara com horizontes a serem redesenhados pelos trabalhadores e empregadores nas próximas décadas. Atentos ao curso da história, nós, do TRT-15, propomos essa discussão, necessária e urgente”, ressaltou durante a abertura do evento a presidente da Corte, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes.

A programação contou com cinco painéis e duas conferências. A professora auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho, Portugal, Teresa Coelho Moreira, fez a conferência de abertura sobre a revolução 4.0. O ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do TST, encerrou o evento falando sobre “A Transcendência na visão do Tribunal Superior do Trabalho”.

Para Lorival Santos, foi um encontro muito produtivo. “Foram reflexões acerca do trabalho do futuro, do impacto da saúde mental do trabalhador, do papel dos sindicatos no futuro, da advocacia no futuro, das novas formas alternativas de solução de conflitos, dos impactos das novas tecnologias no trabalho rural e o futuro do contrato de trabalho. Tudo isso, na visão de operadores do direito, de médicos, sociólogos e psicólogos”, sintetizou Lorival Ferreira dos Santos.

O público, cerca de 1.200 participantes, era composto de magistrados, advogados, procuradores, sindicalistas e servidores públicos.

*Com informações do TRT-15

Campanhas e Eventos