Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Candidatos à presidência da AMB debatem propostas para gerir a entidade no próximo triênio

Com transmissão ao vivo, pela internet, os três candidatos à presidência da AMB debateram suas propostas neste sábado (5), após o encerramento do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), em Arraial d’Ajuda, Bahia.

A mediação foi do jornalista Jefferson Beltrão, da rádio baiana A Tarde FM. A ordem de fala dos candidatos foi sorteada logo no começo de cada um dos quatro blocos. No primeiro, cada candidato teve dez minutos para se apresentar, na seguinte ordem, definida por sorteio: Gervásio Protásio dos Santos Júnior (Chapa 3 – AMB de Magistrado para Magistrado); Michel Curi (Chapa 2 – Magistratura Independente); e Jayme Martins de Oliveira Neto (Chapa 1 – AMB Forte, Independente e Representativa).

No segundo bloco, responderam a seis perguntas formuladas por escrito pela plenária, sendo duas para cada candidato, respondidas de forma alternada em até três minutos.

No terceiro bloco, o candidato fez duas perguntas para os concorrentes, com o tempo de um minuto para a pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto de réplica por quem perguntou e um minuto para o terceiro concorrente manifestar-se sobre o tema.

No último bloco, os candidatos tiveram dez minutos cada para a manifestação final.

O presidente da Comissão Eleitoral Geral da AMB e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Roberval Belinati, parabenizou os candidatos pelo nível dos compromissos assumidos na defesa da magistratura e conclamou todos os juízes a votarem. “Esperamos que todos exerçam esse direito de cidadania porque quanto mais votantes maior a representatividade de nossa associação.

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, destacou a qualidade do debate. “Quero fazer uma saudação a todos os três candidatos, Gervásio, Jayme e Michel, por ter nos patrocinado este excelente debate com cordialidade e onde demonstraram suas posições, fizeram suas críticas, porque é assim que se faz um movimento eleitoral”,  afirmou João Ricardo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski participou da mesa ao lado dos membros da Comissão Eleitoral Geral da AMB. Além do desembargador Roberval Belinati, integram a Comissão a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes; o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Rubens de Oliveira Santos Filho;  e os juízes  José Marcelon Luiz e Silva, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE),  e Nelo Ricardo Presser,  do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Málcia Afonso

Campanhas e Eventos