Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB trata de pesquisa sobre a magistratura com ministros, juíza e professores

Crédito: Amaerj

A presidente em exercício da AMB, Renata Gil, participou de reunião sobre a pesquisa “Quem somos? A Magistratura que queremos”, nesta sexta-feira (19), na sede da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Os dados coletados e o calendário de divulgação foram analisados pelos organizadores do estudo.

Participaram também do encontro os ministros Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a juíza Marcia Hollanda, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), e os professores Luiz Werneck Vianna, Maria Alice de Carvalho, Marcelo Burgos e Durval Rezende Filho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Realizado em maio deste ano, o levantamento promovido pela AMB mostrará o atual perfil da magistratura brasileira. O objetivo é buscar melhorias para a classe e traçar as diretrizes para o Judiciário. Os juízes e desembargadores de todo o País puderam responder o questionário online até o fim de agosto. Foi a segunda vez que a AMB realizou uma pesquisa deste porte – a primeira aconteceu há 21 anos.

Os pesquisadores vão comparar as magistraturas atual e a de 1997. Luis Felipe Salomão e Renata Gil são os coordenadores do estudo, que será divulgado em breve. Segundo Renata Gil, a pesquisa é uma grande oportunidade para a construção de um plano para a magistratura. “Com o estudo, será possível criarmos a nossa própria pauta, ao invés de só nos defendermos”, disse.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Amaerj

Campanhas e Eventos