Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB se reúne com ministro da Embaixada do Reino Unido e faz balanço sobre o II Congresso Internacional

Após a realização do II Congresso Internacional da AMB, na Inglaterra e na Escócia, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, e o juiz José Lucio Munhoz se reuniram nesta segunda-feira (28) com o ministro-conselheiro da embaixada do Reino Unido no Brasil, Wasim Mir, na sede da embaixada, em Brasília. Durante a visita de cortesia, os magistrados agradeceram o apoio na realização do evento.

No encontro, João Ricardo falou sobre a troca de experiências entre ambos sistemas Judiciários e afirmou que a entidade está à disposição para futuras parcerias com a embaixada. “Será uma honra estreitar as relações com o Reino Unido. Somos a maior entidade de juízes do mundo e temos uma inserção internacional dentro da política da magistratura muito forte. O II Congresso Internacional da AMB foi uma experiência e tanto, com mais de 70 palestrantes”, destacou ao entregar o exemplar da revista do evento.

“Para nós foi muito importante, já que uma parte do nosso trabalho é fortalecer o intercâmbio de trabalho na área do Direito. Aqui, no Brasil, os juízes fazem parte de um sistema com credibilidade”, disse Wasim Mir.

Segundo José Lucio Munhoz, que coordenou o II Congresso Internacional da AMB, a visita serviu para fechar oficialmente o evento, que aconteceu entre os dias 23 de maio e 2 de junho deste ano. “Esperamos que a partir desse evento se criem novos laços, novos elos do Brasil com o Reino Unido. Os 180 juízes que participaram adoraram e os juízes britânicos também ficaram impressionados”, afirmou José Lucio.

No fim da visita, os magistrados entregaram um ofício ao embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis, agradecendo a hospitalidade e o suporte oferecidos aos participantes do congresso.

O documento também destaca a vinda do juiz inglês John Matthews e da juíza escocesa e presidente do Scottish Employment Tribunal, Shona Simon. Matthews veio ao Brasil no ano passado para compartilhar seu conhecimento sobre Civil Law com os magistrados brasileiros no Fórum Nacional de Juízes Estaduais (Fonaje) em Florianópolis. Já Shona palestrou sobre sua experiência no tribunal trabalhista da Escócia, em outubro deste ano, em São Paulo, Recife, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Renata Brandão

Campanhas e Eventos