Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB reúne magistrados aposentados e pensionistas para encontro em São Paulo

Foto Alexandre Boiczar

Teve início na manhã desta segunda-feira (15), em São Paulo, o Encontro Nacional de Magistrados Aposentados e Pensionistas da AMB. O evento reúne, no anfiteatro do hotel Maksoud Plaza, magistrados e pensionistas de diversos estados até esta terça-feira (16).

Com o apoio da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), o Encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre temas de interesse das categorias no âmbito da Justiça Nacional. “Elaboramos uma programação científica importante para o momento que estamos vivendo, com destaque para a reforma da Previdência. Uma reforma que atinge o Brasil como um todo”, ressaltou o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, que conduziu a abertura do evento.

Ele fez um chamado a unidade e disse esperar que todos saiam mais esperançosos ao final do encontro, apesar do momento difícil pelo qual passa a Magistratura e o País. “A adversidade é motivo de união”, finalizou desejando êxito aos participantes.

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti, ressaltou a importância do evento e a participação dos aposentados e pensionistas nas discussões dos temas atuais. “Espero que saiam propostas e ideias para que juntos possamos defender os aposentados e pensionistas em seus direitos”.

Reforma da Providência
Os impactos da reforma da Previdência proposta pelo governo federal foi a tônica dos discursos de abertura. O diretor-adjunto de Relações Internacionais da AMB e presidente da Federação Latina-Americana de Magistrados (Flam), Walter Barone, falou sobre a experiência no Chile, onde o regime de capitalização inspira a reforma proposta pelo governo brasileiro. O resultado no país andino, segundo ele, não foi o prometido. “O tema está na ordem do dia e precisa ser discutido”, ressaltou.

“Nós aposentados e pensionistas não tivemos culpa. Trabalhamos muito para, agora, sermos vistos como se fôssemos culpados pela situação que o Brasil passa”, frisou o desembargador Roberto Felinto, subcoordenador de Aposentados da AMB. Encontrar caminhos para um futuro melhor também foi destaque na fala do desembargador aposentado Renzo Leonardi, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Manoel Pereira Calças. “Estamos aqui em uma verdadeira missão de salvar quem trabalhou a vida inteira e tem de viver com as agruras. Nosso lema será unidos para sempre”, disse.

A secretária da Secretaria de Pensionistas da AMB, Haydée Mariz, a diretora do Departamento de Aposentadas da Apamagis, Lucélia Alcântara, e o vice-presidente de Aposentados da Ajuris, Felipe Rauen, também fizeram parte da mesa.

Homenagem
Durante a solenidade de abertura, foi prestada homenagem pela AMB, Apamagis e Ajuris à Eneida Barbosa, fundadora do Departamento de Pensionistas da Ajuris e também da AMB, no qual foi secretária a quatro mandatos permanecendo até 2016. Dona Eneida, como era conhecida, faleceu aos 86 anos, no dia 17 de março, em Porto Alegre.

Um vídeo apresentado pela AMB lembrou a trajetória precursora de Eneida Barbosa. Na ocasião, Haydée Mariz fez um breve relato da vida associativa e da importância da dona Eneida para o Departamento das Pensionsitas.

Mediação e Conciliação
O primeiro painel do encontro sobre mediação e conciliação foi conduzido pela presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), Hertha de Oliveira, com exposições do desembargador Gilberto Passos de Freitas (TJSP) e do coordenador de Juizados Especiais da AMB, Ricardo Chimenti. “Nós temos aqui uma mão de obra valiosíssima, de pessoas de credibilidade, experiente e que preenche os requisitos para nos ajudar nesse momento de pacificação social”, disse Chimenti aos presentes.

Participam também do evento a vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Julianne Marques; o coordenador de Justiça Estadual, Frederico Mendes Júnior, a diretora-tesoureira adjunta da AMB, Maria Rita Manzarra e os presidentes de associação dos magistrados, Thiago Brandão (Amapi), Danniel Bomfim (Asmac) e Vera Delboni (Ajuris) , além dos demais magistrados associados da AMB.

Campanhas e Eventos