Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB prestigia posse do desembargador Breno Medeiros como ministro do TST

 A AMB compareceu, nesta quinta-feira (9) na solenidade de posse do desembargador Breno Medeiros, atual presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás), no cargo de Ministro Tribunal Superior do Trabalho (TST). A entidade foi representada pela diretora das secretarias de Prerrogativas e de Assuntos Institucionais, Maria Rita Manzarra.

O magistrado ocupará vaga reservada a juízes de carreira da magistratura trabalhista, em decorrência da aposentadoria do ministro Barros Levenhagen, em agosto deste ano.

“É um nome muito conhecido entre os juízes, tem um currículo admirável e certamente engrandecerá muito o TST. Ele ocupará a vaga do ministro Levenhagen, que tanto contribuiu com o Tribunal, então não será uma tarefa fácil, mas tenho certeza que será desempenhada brilhantemente”, disse Maria Rita Manzarra.

De acordo com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA) e presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador James Magno Farias, o TST ganha um grande ministro. “É um juiz trabalhador, honesto, produtivo, devotado à Justiça e, como presidente do TRT de Goiás, sempre foi muito dedicado. Para a felicidade do Coleprecor, ele é um membro atual e era representante do Colégio junto ao Comitê Nacional do PJe [Processo Judicial Eletrônico], então é uma pessoa conhecedora das novas tecnologias. O ministro tem todas as qualidades para fazer uma brilhante gestão”.

A cerimônia, conduzida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, contou com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro; o ministro da Justiça, Torquato Jardim; o governador de Goiás, Marconi Perillo; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; a subprocuradora-geral do Trabalho, Ivana Santos; e o secretário-geral adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ibaneis Rocha Barros Júnior, além de magistrados, representantes de entidades sociais e de classe e autoridades estaduais e municipais.

 Perfil

Natural de Curitiba (PR), Breno Medeiros foi promotor de Justiça em sua cidade natal e atuou como juiz em Goiânia (9ª Vara do Trabalho) antes de assumir o cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em outubro de 2009. Foi convocado para atuar no TST entre 2014 e 2015.

O magistrado possui especialização em Engenharia da Qualidade (MBA) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Foi vice-presidente e corregedor do TRT-GO no biênio 2015-2017 e é o atual presidente daquela Corte, tendo assumido o cargo em fevereiro deste ano.

Breno Medeiros ocupa ainda o cargo de conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), representado a Região Centro-Oeste, e é o representante do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) junto ao Comitê Nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Da AMB, com informações do TST

Campanhas e Eventos

Logomarca dos VIII Jogos Nacionais da Magistratura