Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB participa de evento que discute equidade de gênero no Judiciário

A convite do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e a vice-presidente Institucional e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, participaram do encontro “Justiça, Gênero e Arte”, nesta quarta-feira (22), na sede da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), em São Paulo. A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), também esteve representada pela 1ª vice-presidente, Vanessa Mateus.

O evento, organizado pela Comissão Ajufe Mulheres em conjunto com a Emag, teve como objetivo principal a constituição de uma Frente de Mulheres Magistradas, na qual se pretende reunir associações da Magistratura que trabalham pela equidade de gênero no Judiciário. A ideia nasceu a partir da constatação de que as mulheres ainda se encontram em menor número nos tribunais do País.

“A reunião revelou-se em um encontro entre o universo da arte feminino e a busca das carreiras jurídicas por políticas efetivas de gênero. Dados estatísticos da participação feminina foram apresentados pelas convidadas. A partir daí, estratégias e ações serão pensadas”, disse a vice-presidente da AMB, Renata Gil, que representou a entidade nacional na primeira reunião da Frente de Mulheres Magistradas.

A programação do encontro se estendeu durante todo o dia e contou, ainda, com oficinas de trabalho e apresentações musicais de magistradas. Estiveram presentes membros do Judiciário, da Defensoria Pública, advogadas e demais profissionais do sistema de Justiça e das artes.

Campanhas e Eventos