Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB participa da abertura do 2º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros

A juíza Maria Rita Manzarra, diretora-tesoureira adjunta da AMB, representou a associação na abertura do 2º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun), promovido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF) e pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). A cerimônia foi realizada no auditório do TJDFT, em Brasília, na noite desta quinta-feira (8). O evento, que conta com o apoio da AMB, busca fortalecer o debate em torno da promoção da igualdade racial.

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que compôs a mesa da solenidade, citou em seu discurso dados que apontam a reduzida presença de negros no Judiciário. Segundo ele, no âmbito do Poder Judiciário, o percentual de magistrados negros que respondeu ao censo de 2013 foi de 1,4%, passando a 1,6% em 2018. Relativamente às magistradas negras, o percentual ficou em 1,5% no censo de 2013 e 1,6%, em 2018. “É uma grande satisfação participar da abertura deste evento que descortina tema tão importante à construção de uma sociedade democrática como a nossa e que muito supera a tão-só composição racial e de gênero dos quadros da Magistratura nacional”, acrescentou.

O presidente da Amagis-DF, Fábio Esteves, defendeu que o Judiciário deve ser mais plural e espelhar a realidade da sociedade brasileira, sendo importante a atuação do Poder e de seus integrantes para que esse objetivo seja alcançado. “É absurdo escutar alguém falar que nunca viu um juiz negro, apesar de metade da população brasileira ser negra”.

Na opinião do vice-presidente Administrativo da Ajuris, Orlando Faccini Neto, a realização de eventos como o Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros é um passo importante no sentido de democratizar o Judiciário. O presidente do TJDFT, desembargador Romão Cícero de Oliveira, por sua vez, disse esperar que o evento seja proveitoso e contribua para o surgimento de novas ideias.

Estiveram também no evento Leonardo Trigueiro (integrante da secretaria de Assuntos Legislativos da AMB), Maria Aparecida Gadelha (presidente da AMPB) e Thiago Brandão (presidente da Amapi).

O evento é co-realizado pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Associação dos Magistrados do Estado do Amapá (Amaap), Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis) e a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn). E conta, ainda, com o apoio da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), da Associação do Ministério Público do Distrito Federal (AMPDFT) e Ordem dos Advogados Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).

Clique aqui para ver a programação do evento.

Campanhas e Eventos