Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB marca presença na posse do novo presidente do TSE

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, acompanhado de diretores e presidentes de associações regionais, participou da sessão solene de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, e da vice-presidente, ministra Rosa Weber.

A presidência do TSE é rotativa entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, Luiz Fux assumirá o lugar ocupado, nos últimos dois anos, pelo ministro Gilmar Mendes. O mandato de Fux vai durar apenas seis meses, porque em 15 de agosto termina seu período de atuação no TSE, de quatro anos. A partir daí, Fux será substituído pela ministra Rosa Weber.

“O momento é especial e desafiador para o País. Especial, porque em 2018 mais de 140 milhões de cidadãos brasileiros caminham para a arena democrática para escolher, através do voto livre, expressão maior da soberania popular, o projeto de nação para os próximos quatro anos. E desafiador, porque teremos uma eleição presidencial que se prenuncia como a mais espinhosa e, por que não dizer, a mais imprevisível desde 1989”, disse o ministro.

De acordo com o presidente da AMB, “a posse dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber, na primeira e vice-presidência no TSE, é motivo de muito orgulho para a magistratura brasileira. A AMB fez-se presente, ficou honrada com as citações a que foi referida e com a saudação do ministro, e nós temos a certeza de que teremos um processo eleitoral amplo e complexo, mas que será conduzido com muita competência, não só pelos dois que hoje tomam posse, mas por toda Corte que já vem desenvolvendo um trabalho extraordinário no TSE”, afirmou.

Além do presidente, da AMB, estavam presentes a vice-presidente Institucional da AMB e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil; o vice-presidente de Assuntos Legislativos da entidade, Jerson Moacir Gubert; a secretaria de Pesquisas e Estatísticas Judiciárias da entidade, Michelini Jatobá; o presidente da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), Fernando Cury; a presidente e o vice Administrativo da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Vera Deboni e Orlando Faccini Neto.

Campanhas e Eventos