Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

AMB e ACM são recebidas pelo presidente do TJCE para tratar da permuta entre juízes de direito

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre da Silva Costa, foram recebidos, nessa quinta-feira (12), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Francisco Glaydson Pontes, para tratar da questão da permuta entre os magistrados da Justiça Estadual. O encontro aconteceu na sede do Tribunal cearense e contou com a presença de membros da Comissão de Permutas da entidade, além de outros magistrados.

Segundo o presidente da AMB, o tema é prioridade para a magistratura brasileira. “Acreditamos que os tribunais podem autorizar a permuta com base na autonomia administrativa e é isso que defendemos. A magistratura é nacional e a permuta integra o quadro de garantias institucionais e fortalece a autonomia dos Tribunais”.

O presidente do TJCE manifestou-se favorável à permuta entre os magistrados estaduais, afirmando que a proposta é importante. Depois de elogiar o empenho do presidente Jayme de Oliveira no tema, cujo apoio expressou publicamente, afirmou: “Penso que não pode haver barreiras ou preconceitos. Hoje, temos juízes que gostariam de morar em determinado lugar ou de voltar para sua terra natal. Vejo como um grande avanço para os magistrados da Justiça estadual”, afirmou.

De acordo com Ricardo Alexandre, “constatamos que o sentimento da magistratura nacional pela permuta está sendo compartilhado pela gestão dos tribunais, inclusive o TJCE demonstrou extrema sensibilidade para a resolução desse tema tão caro para centenas de juízes”.

Participaram, também, da reunião a vice-presidente de Direitos Humanos da AMB e presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Tocantins (Asmeto), Julianne Marques; a diretora da AMB, Maria Rita Manzarra; os membros da Comissão de Permutas da entidade, Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, Renata Nadyer e o juiz de Direito do estado da Bahia, Gustavo Veras Nunes.

Campanhas e Eventos