Associação dos Magistrados Brasileiros
AMBBotão Menu

Alexandre Vidigal lança livro sobre os 50 anos da Justiça Federal

“Justiça Federal 50 Anos, seus Casos e suas Causas Contados por seus Juízes”. Este é o livro recém-lançado pelo juiz federal Alexandre Vidigal de Oliveira, da Seção Judiciária do Distrito Federal, e pelo desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O lançamento ocorreu no dia 19 de dezembro, no auditório do Edifício-Sede I da Seção Judiciária do Distrito Federal.

A obra literária, coordenada pelos dois magistrados, é uma histórica compilação de casos relevantes, às vezes pitorescos, escritos por magistrados federais. Sentenças retratadas como a que responsabilizou o governo militar pela morte do jornalista Vladimir Herzog; o acidente com o Boeing 737, da Varig em plena selva amazônica; o rompimento da barragem de Mariana; e a Operação Lava Jato foram citadas na obra.

Crônicas

“O objetivo que tivemos com essa obra foi ter essa interação com o cidadão. Em homenagem a essa data tão especial que são os 50 anos da Justiça Federal, nós queríamos criar algo diferente, um registro daquilo que é produzido na Justiça Federal, e que a sociedade pudesse conhecer de uma outra forma. Não é uma coletânea de artigos jurídicos ou de Jurisprudência. É uma coletânea de textos e narrativas livres, quase no estilo de crônicas, a qual os próprios juízes que se envolveram, julgando determinados processos, relevantes ou não, na história do país, se dispuseram a fazer esse trabalho”, afirmou o juiz Alexandre Vidigal, associado da AMB.

Campanhas e Eventos