|
Ascom AMC/Esmec
14.03.2011
17:05
AMC comemora 50 anos de fundação

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) promoveu no último sábado (12), em sua sede balneária (Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis), uma grande festa em comemoração aos 50 anos de fundação da entidade. Na ocasião, foi exibido um vídeo contando a história da instituição através de depoimentos de seus ex-presidentes. Também foram entregues placas em homenagem aos fundadores da entidade, bem como a todos os ex-presidentes da instituição.
A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) foi fundada no dia 20 de fevereiro de 1961, na cidade de Florianópolis. Naquela data, 12 Magistrados reuniram-se na sala da biblioteca do Tribunal de Justiça (que funcionava então em prédio situado na Praça Pereira Oliveira, e que anos mais tarde viria a ser destruído por um incêndio), e decidiram criar a AMC, com a finalidade de “defender os interesses da classe, ampará-la, manter um perfeito entrosamento social entre seus associados, e dar assistência moral e efetiva aos mesmos” (Ata de fundação).
Constituiu-se, então, uma diretoria provisória, com a incumbência de dirigir a nova entidade até sua definitiva constituição e elaborar o anteprojeto do Estatuto social. A diretoria provisória ficou assim constituída: Presidente: Euclydes de Cerqueira Cintra; Vice-Presidente: João Thomaz Marcondes de Mattos ; e Secretário: Jaymor Guimarães Collaço.
Menos de cinco meses depois, no dia 8 de julho, a AMC veio a ser definitivamente formada, com a realização da assembléia geral de constituição, da qual participaram 28 Magistrados. Na primeira diretoria, coube a presidência de honra ao desembargador Severino Nicomedes Alves Pedrosa, a vice-presidência ao desembargador Eugênio Trompowsky Taulois Filho, a secretaria-geral ao então juiz Euclydes de Cerqueira Cintra, a primeira secretaria ao juiz Jaymor Guimarães Collaço, a segunda secretaria ao juiz Waldemiro Cascaes, a primeira tesouraria ao juiz João Thomaz Marcondes de Mattos e a segunda tesouraria à então juíza Thereza Grisólia Tang.
Os presidentes da DA AMC:
• 1961 - 1968: Desembargador José Rocha Ferreira Bastos
• 1968 - 1972: Desembargador Belisário Ramos da Costa
• 1972 - 1979: Desembargador Euclydes de Cerqueira Cintra
• 1979 - 1981: Desembargador Hélio de Melo Mosimann
• 1981 - 1983: Desembargador Nauro Luiz Guimarães Collaço
• 1983 - 1987: Desembargador João Martins
• 1987 - 1989: Desembargador Hélio de Melo Mosimann
• 1989 - 1993: Ministro Paulo Benjamin Fragoso Gallotti
• 1993 - 1995: Desembargador Nestor José da Silveira
• 1995 - 1997: Desembargador César Augusto Mimoso Ruiz Abreu
• 1997 - 1999: Desembargador Marco Aurélio Gastaldi Buzzi
• 1999 - 2003: Juiz Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço
• 2003 - 2006: Juiz Ricardo José Roesler
• 2006 - 2009: Juiz José Agenor de Aragão
• Atual presidente: Juiz Paulo Ricardo Bruschi
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da AMB desde que citada a fonte.
|